Jamais pague curso para conseguir emprego!



Como funciona o golpe do emprego? O candidato envia o currículo para o e-mail da empresa, porém para se candidatar às vagas é preciso fazer um curso preparatório. Teoricamente, após o curso, a pessoa estaria apta para ser indicada aos processos de seleção. Porém, a chance de conseguir um emprego novo vai por água abaixo.

Você faz entrevistas, entrega documentos ou até mesmo passa por um treinamento. Depois de tudo isso — ou antes —, você é informado de que precisa pagar para fazer um exame, para passar por um teste psicológico ou simplesmente para ter direito à vaga. Cuidado! Muito provavelmente, é um golpe.

Não fez sentido. Serviços de recrutamento são pagos pelas empresas para direcionar profissionais. O trabalhador não deve ser impedido de assumir a vaga por falta de pagamento de nenhuma taxa.

Se porventura, o consumidor já tenha assinado o contrato e descobriu posteriormente a fraude, poderá tomar algumas decisões conforme o fato.

Solicitar da empresa o cumprimento forçado da oferta ou a restituição integral da quantia paga e cancelamento do contrato, e comunicar ao Procon mais próximo.

Caso a empresa se recuse a cancelar o contrato e devolver integralmente o valor de forma amigável, poderás o consumidor procurar a polícia e realizar o BO, procurar o Procon e fazer a reclamação, e procurar a assistência de um advogado. Para realizar o BO junto a polícia procure orientações, pois irá depender das circunstâncias ocorridas.

Por último, se necessário, procure o juizado especial. Consulte um advogado para instruções e análises quanto a viabilidade no juizado especial.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia também