Pesquisar

Guarda Civil Municipal celebra 30 anos de atividades em Itupeva


A Guarda Civil Municipal celebra, nesta quarta-feira (20), 30 anos de serviços prestados à população de Itupeva. A data é especial para a corporação, que desenvolve trabalho fundamental na segurança pública do município.

Neste período, a GCM evoluiu tanto em estrutura, quanto em efetivo e atribuições.


Cronologia


Em 1992, a 1ª sede funcionava em um pequeno prédio que fazia parte da Estrada de Ferro Sorocabana, instalado na Praça São Paulo, 3, no centro de Itupeva, reunindo um efetivo de 8 guardas, sob o comando do sargento PM, José Araújo Vieira.

Na ocasião, o uniforme da GCM era marrom, a corporação era desarmada e todo trabalho de patrulhamento no horário comercial era feito a pé.



Já no ano seguinte, o sargento PM, José Edson Ramos assume o posto de novo comandante da GCM e após 4 anos de sua gestão, o efetivo passou a contar com 23 agentes.

Em janeiro de 1997, assume o também sargento da PM, Antonio Bonequini, que permaneceu até fevereiro de 2012, período em que as primeiras viaturas da GCM foram adquiridas pela Gestão Municipal, além do aumento do efetivo, uso de arma de fogo e qualificação profissional, de acordo com a Lei Federal n° 10826, de 22 de dezembro de 2003.

Em 2013, a GCM passa a contar com um novo comandante, Dr. Vladimir Manzato dos Santos, ano em que a sede da corporação muda de endereço, atendendo na rua Emancipadores do Município, 141, no centro. Nesta mesma época, o efetivo tem um acréscimo, com o ingresso de 16 novos agentes, além da implantação das primeiras câmeras de monitoramento.

A partir do ano de 2017, em cumprimento ao que dispõe a Lei Federal n° 13022, de 8 de agosto de 2014, a Guarda Civil Municipal passou a contar com comandantes da própria instituição, nomeando para este posto o GCM Dirceu Cruz Guardia.

Posteriormente, em 2018, o subinspetor GCM José Augusto Gonçalves Alves esteve à frente da corporação até julho de 2021.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo subinspetor GCM, José Mario Pereira da Silva.


GCM na atualidade


A corporação conta com efetivo de 97 agentes; a estrutura de monitoramento foi ampliada para 32 câmeras OCR (Muralha Digital) e 34 câmeras de circuito fechado; bem como firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com o Sistema Cortex do Ministério da Justiça; a frota foi renovada e ampliada, num total de 20 veículos, entre automóveis e motocicletas.

O canil da GCM vem passando por uma reestruturação, com a chegada de novos cães, que estão sendo treinados para auxiliar os trabalhos na área de segurança. Ao todo são 7 cães para essa atividade.

Recentemente, a GCM também recebeu novos armamentos (armas e munições) e apostando na qualificação profissional dos seus agentes tem promovido capacitação técnica.


Palavra do Comandante


“Nesta data tão especial, parabenizo a todos os integrantes da Guarda Civil Municipal de Itupeva. Eu acompanhei grande parte da evolução desta instituição e tenho orgulho muito grande em fazer parte desta corporação, que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade, exercendo papel relevante na segurança pública do município. Agradeço aos agentes Nonato, Paulo, Dimas e Willian, que integraram a 1ª turma da GCM e exercem atividades até hoje. Eles serviram como alicerce da corporação e contribuíram para o que a Guarda se tornou atualmente”, afirmou.


Aspas para o Prefeito


“Com muita alegria celebramos os 30 anos da Guarda Civil Municipal. É uma instituição seria e valorosa, que tanto nos honra por seu trabalho, em prol da cidade e da população. É um orgulho poder colaborar para seu desenvolvimento, empregando recursos para fortalecer, cada vez mais, sua estrutura. Meus parabéns e gratidão a todos os agentes e servidores que atuam nesta instituição. Estamos no caminho certo, Itupeva está em pleno crescimento e a segurança pública é um dos pilares da nossa gestão, acompanho esse progresso”, concluiu o prefeito Marcão Marchi.


 

Leia Também