Pesquisar

Alunos de escola municipal visitam Centro de Convivência do Idoso



Como parte do projeto ‘União Faz a Vida’, os alunos da EMEI Professora Nilma Ernesta Cortelazzi Tartalha (Residencial São José) estiveram, na manhã desta segunda-feira (4), no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A visita em questão reuniu 13 estudantes do Jardim 3B, acompanhados pela professora Maria Ferreira e a coordenadora Doris Komatsu Varanda Lima, que conheceram as instalações do equipamento público e apresentaram para os frequentadores do CCI, uma interpretação da música ‘Como é grande o meu amor por você’, composta por Roberto Carlos.

“Os alunos prepararam, com muito carinho, uma lembrancinha para cada um e compartilharam a importância de desenvolver as emoções desde cedo. Afinal, trabalhar este tema contribui para que a criança tenha mais habilidade e saiba lidar com suas emoções, tendo mais empatia pelo outro, mais autoestima e autonomia”, detalhou a professora Maria Ferreira.

O projeto ‘União Faz a Vida’ está sendo trabalhado com estes alunos ao longo deste ano letivo. O principal objetivo desta iniciativa é auxiliar as crianças a lidarem com suas próprias emoções.

“Por isso, é tão fundamental essa troca de experiências entre gerações, contribuindo para o seu desenvolvimento e aprendizado”, explicou Maria Ferreira.

Presente no CCI, nesta manhã, a frequentadora Márcia Alexandre afirmou que ficou emocionada pela troca de carinho. “Essa visita das crianças trouxe muita alegria, num momento lúdico”, disse.

Do mesmo modo, Cleusa Cariri, que retornou nesta segunda-feira ao CCI, após se recuperar de um problema de saúde, detalhou que ficou extremamente feliz por esse contato com as crianças. “Foi muito lindo. Não contive as lágrimas. Esse retorno ao CCI foi muito especial. O contato com as crianças foi um verdadeiro presente”, confirmou.

A coordenadora do CCI, Cristiane Toledo, ressaltou que a visita das crianças ao equipamento público vem ao encontro desta aproximação entre idosos e alunos. “Essa união faz parte dos nossos objetivos, integrando gerações, promovendo uma troca de experiências”, complementou.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, ressaltou que o envolvimento de todos os profissionais da Educação de Itupeva com o projeto 'União Faz a Vida' é extraordinário, além da participação de toda a comunidade escolar. "Fico orgulhoso do trabalho realizado pelos profissionais da Educação neste projeto em parceria com a Sicred", salientou.

Segundo semestre

A unidade escolar seguirá desenvolvendo ações voltadas para as emoções, integrando com o projeto ‘Mala de Leitura’, que consiste num trabalho em sala de aula, utilizando livros e personagens da animação ‘Divertidamente’. “Será um novo momento para aprofundarmos sobre o tema e ensinar os alunos a resolver conflitos consigo mesmo. Além disso, para o final do ano pretendemos encerrar o projeto com apresentação da música ‘Era uma vez’, da cantora Kell Smith, reunindo pais, estudantes e comunidade escolar”, concluiu.

FOTO - VISITA ALUNOS AO CCI (4)13 alunos da EMEI Professora Nilma Ernesta Cortelazzi Tartalha estiveram no CCI
FOTO - VISITA ALUNOS AO CCI (7)
Crianças interpretaram a música ‘Como é grande o meu amor por você’, de Roberto Carlos
FOTO - VISITA ALUNOS AO CCI (8)
Frequentadores do CCI ficaram muito felizes com a presença das crianças

FOTO - VISITA ALUNOS AO CCI (6)Frequentadores do Centro de Convivência do Idoso receberam lembrancinhas preparadas pelos alunos 

FOTO - VISITA ALUNOS AO CCI (2)
Cristiane Toledo destacou a importância desta integração entre frequentadores do CCI e as crianças

!-->