Unidade de Atendimento do INSS é inaugurada em Itupeva; serviços serão iniciados no dia 6/6



O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) passa a contar com a Unidade de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O espaço foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (3), pelo prefeito Marcão Marchi, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Marchi, da secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, além da gerente executiva do INSS em Jundiaí, Valéria Nicolassa.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal essa é uma verdadeira conquista para a cidade. “Hoje é um dia de felicidade, pois inauguramos a Unidade de Atendimento do INSS para a população de Itupeva. Estou muito feliz por este momento. Desde a época em que era vereador tinha esse sonho, ou seja, que a cidade dispusesse de um local para prestar esse atendimento aos cidadãos e agora é uma realidade. Agradeço a todos os profissionais do INSS e também ao meu amigo, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira e a todos. Itupeva ganha com isso, mas principalmente os cidadãos que precisam se aposentar e isso ocorrerá na cidade”, afirmou Marcão Marchi.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, informa que a Unidade de Atendimento do INSS funcionará no 1° andar do prédio do CAC. “E o atendimento à população trará agilidade e facilidade aos requerimentos que os munícipes solicitariam em outras agências do INSS”, detalhou.

Já a gerente executiva de Jundiaí do INSS, Valéria Nicolassa, ressaltou a importância dos acordos de cooperação técnicas para suprir a demanda da cidade. “Essa iniciativa visa oferecer os serviços do INSS aos munícipes e cidadãos, de forma célere, sem que os mesmos tenham que se deslocar a uma unidade em outro município, de forma a não ter gastos com passagem, podendo requerer os serviços do INSS abrangidos pelo acordo de cooperação técnica em seu município de residência”, disse, acompanhada pela chefe de Serviço de Atendimento da Gerência Executiva de Jundiaí, Adriana Schoeps.

Sobre os atendimentos – Os munícipes poderão efetuar solicitações e obter orientações sobre deveres e direitos, bem como requerer pedidos de aposentadoria por idade, tempo de contribuição, aposentadoria rural, auxílio reclusão, auxílio maternidade, extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio doença), aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez), pensão por morte e solicitação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

O coordenador do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) de Itupeva, Eduardo Paixão, explicou que os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, mediante entrega de senhas. “O atendimento da Unidade do INSS será totalmente presencial, tanto para os requerimentos quanto para esclarecimento de possíveis dúvidas”, informou ressaltando que o início das atividades ocorrerá a partir de segunda-feira (6/6).

Serviço – O prédio do CAC funciona na rua Juliana de Oliveira Borges, 90, no Parque das Vinhas.

Demais orientações - Outras informações sobre os serviços do INSS podem ser obtidas pela Central de Atendimento 135 (contato gratuito), de segunda a sábado, das 7 às 22 horas. As ligações devem ser feitas por meio de telefone fixo ou orelhão e também pelo aplicativo ‘Meu INSS – Central de Serviços’.

Saiba mais - A inauguração também foi prestigiada pelos vereadores Angelin Lorenção, Lucas Schiavi (Fumacinha), Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão) e Ezequiel Alves de Oliveira e pela representante do superintendente do INSS em São Paulo, Ana Paula Pompermaier.

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