Desde que viralizou na internet uma propaganda do Polo voltado ao público LGBT, teorias sugeriram que houve uma venda em massa do carro e que o Polo perdeu o valor. A informação procede? Não exatamente, como mostram os dados do mercado. A verdade é que, embora o Polo tenha perdido valor acima do que veículos equivalentes no período de abril a junho, ele também é o carro que mais valorizou quando se analisa um espaço macro, como de janeiro a junho, por exemplo.
Como efeito de comparação, comparamos o Polo com o Argo, Onix e Sandero. E os quatro tiveram queda de preço na tabela FIPE de Junho.
Comparando o mercado de usados, o modelo de entrada de cada um, sendo usado para efeito de comparação um veículo seminovo ano 2021, o Polo foi o que mais valorizou no ano de 2022, saindo de R$ 66.323 em janeiro para R$ 70.177 em junho, uma valorização de 5,8% no ano, maior do que os concorrentes que tiveram praticamente estabilidade no preço . Porém sim, houve uma queda de 3,28% no valor do Polo desde abril.
Em comparação o preço no trimestre do Argo caiu 0,6%. Já o Onix, no período de abril a junho teve valorização de 1,7% e o Sandero se manteve quase estável.
Com essas dados, ainda não é possível dizer se houve algum tipo de influência - positiva ou negativa - na comercialização do Polo.