Polo perdeu o valor após propaganda? Veja comparativo com outros carros




Desde que viralizou na internet uma propaganda do Polo voltado ao público LGBT, teorias sugeriram que houve uma venda em massa do carro e que o Polo perdeu o valor. A informação procede? Não exatamente, como mostram os dados do mercado. A verdade é que, embora o Polo tenha perdido valor acima do que veículos equivalentes no período de abril a junho, ele também é o carro que mais valorizou quando se analisa um espaço macro, como de janeiro a junho, por exemplo.

Como efeito de comparação, comparamos o Polo com o Argo, Onix e Sandero. E os quatro tiveram queda de preço na tabela FIPE de Junho.

Comparando o mercado de usados, o modelo de entrada de cada um, sendo usado para efeito de comparação um veículo seminovo ano 2021, o Polo foi o que mais valorizou no ano de 2022, saindo de R$ 66.323 em janeiro para R$ 70.177 em junho, uma valorização de 5,8% no ano, maior do que os concorrentes que tiveram praticamente estabilidade no preço . Porém sim, houve uma queda de 3,28% no valor do Polo desde abril.

Em comparação o preço no trimestre do Argo caiu 0,6%. Já o Onix, no período de abril a junho teve valorização de 1,7% e o Sandero se manteve quase estável.

Com essas dados, ainda não é possível dizer se houve algum tipo de influência - positiva ou negativa - na comercialização do Polo.

Confira detalhes no mês a mês na tabela abaixo:
 

Leia também...