Pesquisar

Operação Noteiro do Gaeco cumpre mandado em Itupeva

Compartilhe!


Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) nesta quarta-feira (22/6), em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda, Polícia Civil e Polícia Militar, a Operação Noteiro está cumprindo 76 mandados de busca e apreensão nos municípios de todo o Estado, incluindo em Itatiba e Itupeva, na Região de Jundiaí.

A investigação tem como objetivo o desmantelamento de organização criminosa que lava capitais oriundos da exploração de jogos de azar por todo o país. São investigadas 33 pessoas, além de diversas pessoas jurídicas.

O esquema aproveitava-se da constituição de empresas formais que, ao realizarem negócios entre elas e emitirem documentos fiscais referentes às transações, acobertaram movimentação financeira no valor apurado de R$ 170 milhões entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021. 

Essa quantia foi absorvida por supostas atividades de venda de noteiros (validadores de cédulas) para estações de acesso à internet, bem como locação de referidas instalações, com posterior branqueamento por empresas de veículos, construtoras e diversas outras. 

Os integrantes da organização criminosa estão sendo investigados em dois procedimentos investigatórios criminais do Gaeco e as cautelares deferidas pelos juízos respectivos determinaram, além das buscas, o sequestro de todos os bens dos investigados, dentre contas bancárias, veículos, imóveis e outros ativos com valor econômico. 

Participam da operação 24 promotores de Justiça, 33 servidores do Ministério Público, 40 auditores Fiscais, 8 delegados, 95 policiais civis e 156 policiais militares.

Os outros municípios compreendidos pela operação são: Barueri, Francisco Morato, Santana de Parnaíba, São Paulo, Campinas, Itaquaquecetuba, Piracicaba, São Pedro, Ribeirão Preto, Guarujá, Praia Grande, Barretos, Franca, Miguelópolis, Nuporanga, Rifaina e São Joaquim da Barra.

Fonte: Imprensa Policial

Postar um comentário

0 Comentários

Notícias Relacionadas