Pesquisar

Junho Violeta: roda de conversa é realizada no CRAS Monte Serrat

 Junho Violeta: roda de conversa é realizada no CRAS Monte Serrat

Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas e orientações sobre os canais de denúncia e atendimento


Moradores de Itupeva participaram, na manhã desta quarta-feira (22), de uma roda de conversa que tratou sobre a conscientização a respeito da prevenção da violência contra a pessoa idosa. O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Monte Serrat.

A ação em questão faz parte da campanha ‘Junho Violeta’, promovida pela Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante o evento, os técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com a equipe do CRAS (as assistentes sociais, Shirlei Letrinta e Raquel Baptista e a estagiária, Giovanna Bardi), compartilharam informações sobre o tema, detalhando os tipos de violência e sinais de alerta sobre possíveis violações.

De acordo com o psicólogo, José Luís Fodra, este encontro teve como objetivo principal refletir sobre as diversas formas de violência presentes no cotidiano de alguns idosos. “A roda de conversa possibilitou o esclarecimento de dúvidas e orientou sobre os canais de denúncia e atendimento”, comentou.

Já o assistente social, Henrique Peron, alertou que a violência contra os idosos não pode ser banalizada. “Por isso, os canais de denúncia e atendimento estão à disposição da população”, reforçou.

Por que ‘Junho Violeta’? A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política contra esse segmento. No mês de junho, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes unem esforços para potencializar as ações e informações sobre a causa.

 

Moradores aprovam iniciativa

Marlene Aparecida Barbosa Araújo que reside no Jardim Vitória, na região do Monte Serrat, afirmou que o evento desta manhã foi muito importante. “Afinal, essa ação esclareceu dúvidas sobre o tema e como lidar com a situação. Além disso, irei repassar esse conteúdo para aqueles que não puderam comparecer nesta roda de conversa”, confirmou.

 

Para denunciar entre em contato com:

Ouvidoria Municipal: 156

WhatsApp Direitos Humanos: (61) 9656-5008

Disque: 100

 

Atendimento ao Idoso (Proteção Básica)

CRAS Parque das Hortênsias: (11) 4593-1391

CRAS Monte Serrat: (11) 4496-9681

 

Emergência

Polícia Militar: 190

Guarda Civil Municipal: 153 e (11) 4591-1210

 

Saiba mais - Na quinta-feira (23), às 9 horas, outra roda de conversa com essa mesma temática será realizada no CRAS Parque das Hortênsias.


RODA DE CONVERSA - JUNHO VIOLETA  (3)
Moradores compareceram ao CRAS Monte Serrat e prestigiaram ação 

RODA DE CONVERSA - JUNHO VIOLETA  (5)
Evento teve como objetivo refletir sobre as diversas formas de violência presentes no cotidiano de alguns idosos

!-->