Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas e orientações sobre os canais de denúncia e atendimento
Moradores de Itupeva participaram, na manhã desta quarta-feira (22), de uma roda de conversa que tratou sobre a conscientização a respeito da prevenção da violência contra a pessoa idosa. O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Monte Serrat.
A ação em questão faz parte da campanha ‘Junho Violeta’, promovida pela Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Durante o evento, os técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com a equipe do CRAS (as assistentes sociais, Shirlei Letrinta e Raquel Baptista e a estagiária, Giovanna Bardi), compartilharam informações sobre o tema, detalhando os tipos de violência e sinais de alerta sobre possíveis violações.
De acordo com o psicólogo, José Luís Fodra, este encontro teve como objetivo principal refletir sobre as diversas formas de violência presentes no cotidiano de alguns idosos. “A roda de conversa possibilitou o esclarecimento de dúvidas e orientou sobre os canais de denúncia e atendimento”, comentou.
Já o assistente social, Henrique Peron, alertou que a violência contra os idosos não pode ser banalizada. “Por isso, os canais de denúncia e atendimento estão à disposição da população”, reforçou.
Por que ‘Junho Violeta’? A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política contra esse segmento. No mês de junho, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e privados, profissionais e simpatizantes unem esforços para potencializar as ações e informações sobre a causa.
Moradores aprovam iniciativa
Marlene Aparecida Barbosa Araújo que reside no Jardim Vitória, na região do Monte Serrat, afirmou que o evento desta manhã foi muito importante. “Afinal, essa ação esclareceu dúvidas sobre o tema e como lidar com a situação. Além disso, irei repassar esse conteúdo para aqueles que não puderam comparecer nesta roda de conversa”, confirmou.
Para denunciar entre em contato com:
Ouvidoria Municipal: 156
WhatsApp Direitos Humanos: (61) 9656-5008
Disque: 100
Atendimento ao Idoso (Proteção Básica)
CRAS Parque das Hortênsias: (11) 4593-1391
CRAS Monte Serrat: (11) 4496-9681
Emergência
Polícia Militar: 190
Guarda Civil Municipal: 153 e (11) 4591-1210
Saiba mais - Na quinta-feira (23), às 9 horas, outra roda de conversa com essa mesma temática será realizada no CRAS Parque das Hortênsias.
Moradores compareceram ao CRAS Monte Serrat e prestigiaram ação
Evento teve como objetivo refletir sobre as diversas formas de violência presentes no cotidiano de alguns idosos
0 Comentários