Pesquisar

Itupeva - Viveiro Municipal é inaugurado para produção de mudas de árvores nativas



O Viveiro Municipal foi inaugurado na manhã desta terça-feira (14), como parte da Semana do Meio Ambiente. O novo espaço funciona nas dependências da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, visando o armazenamento e produção de mudas de árvores para o plantio em toda cidade. Já o plantio de verduras e legumes é uma ação em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

A solenidade contou com a presença do prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Mustafa, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Marchi, além dos secretários municipais, Jair Gomes (Mobilidade Urbana e Meio Ambiente), Aline Alves (Desenvolvimento Social), Valdirene Pavan (Agricultura e Cultura), Kleberson Renato da Silva (Obras e Planejamento Urbano) e a secretária interina de Turismo e Desenvolvimento, Rita Bonequini.


“Hoje tivemos uma manhã maravilhosa em Itupeva, marcada pela inauguração do Viveiro Municipal, um espaço extremamente importante para a nossa cidade, pois contribuirá para a arborização do município. Aliás, essa é uma meta estabelecida em nossa gestão, que tem o intuito de realizar o plantio de árvores nas calçadas, implantar hortas em todas as unidades escolares e criar gincanas nas escolas, com o tema reciclagem. Desenvolvemos um trabalho que visa sempre o desenvolvimento, de maneira planejada, visando à sustentabilidade e o meio ambiente”, afirmou o prefeito Marcão Marchi.“É uma alegria na Semana do Meio Ambiente participar de um momento histórico de Itupeva, com a inauguração do Viveiro Municipal. Essa inauguração representa a responsabilidade com o meio ambiente. Itupeva é reconhecida como a cidade do turismo e do desenvolvimento, que se desenvolve com responsabilidade, sustentabilidade, preservando o meio ambiente, proporcionando a segurança alimentar, gerando horta, cultivo de legumes e verduras por parte das famílias atendidas pelo CRAS”, ressaltou o vice-prefeito Alexandre Mustafa.De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes, o Viveiro Municipal é importante para as ações de reflorestamento, arborização urbana e também para a educação ambiental. “Neste espaço produziremos mudas de árvores nativas para a recomposição vegetal, além do acompanhamento de mudas que serão utilizadas no processo de arborização urbana”, detalhou, ao lado do mascote ‘Árvore’, que está sempre presente nas ações de educação ambiental, para conscientização da importância das árvores.A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, explicou que esse trabalho junto ao Meio Ambiente será realizado com as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Monte Serrat e Parque das Hortênsias, por meio do Programa de Segurança Alimentar. “A ideia é que as famílias tenham, cada vez mais, qualidade com alimentos saudáveis em suas refeições. Elas irão plantar e colher as verduras, legumes e vegetais”, descreveu.


Sobre os cuidados com o Viveiro Municipal – O espaço será mantido pelos servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, que atuarão diretamente com as seguintes atribuições: irrigação, plantio, colheita e produção das mudas.Saiba mais - A inauguração também foi prestigiada pelos vereadores Lucas Schiavi (Fumacinha), César Farali, Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsia) e Ana Paula Marciano, além do presidente do Instituto Ambiental SOS Planeta Azul, Murilo José Zampa e a presidente da Cooperativa dos Recicladores de Itupeva, Clair Aparecida Barbosa.

!-->