Pesquisar

Itupeva oferece aulas de Skate gratuitas; rendimento escolar é considerado no projeto



Na tarde desta quinta-feira (2) o prefeito Marcão Marchi acompanhou uma aula de skate na Pista de Skate e Ralf Pipe Luis Fernando Arruda, no Complexo Dorival Raymundo, como parte do projeto 'Pro Futuro Vou de Skate'. Acompanhado do secretário Robinson Toledo, assistiram à aula dos professores Caleb Rodrigues e Rafael Betelli que contou com a presença de Daniela Vitória, da Seleção Brasileira Junior.

A novidade para o projeto é que os alunos inscritos na escolinha precisam ter bom rendimento escolar. O prefeito Marcão Marchi acompanhou uma aula e parabenizou os atletas. “Lançamos o projeto há quase 30 dias e já podemos ver os frutos sendo colhidos. Parabenizo aos atletas, o secretário, o professor Caleb e também os alunos, que têm se dedicado na escola e na modalidade”, disse ele.

O secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, comentou sobre o assunto. “Aproveitamos essa reforma magnífica na pista para oferecer a iniciação esportiva no skate. Mais um passo para disseminar o skate na cidade, valorizando os atletas e em breve promoveremos torneios e campeonatos”, afirmou.

Atualmente o município conta com 38 inscritos, entre crianças e adolescentes, nas aulas de skate, que ocorrem às terças e quintas. Um dos alunos é Matheus Godoy, de 7 anos. A mãe, Tamiris Félix, acompanhou de perto a aula. “O skate é uma modalidade que ele gosta bastante de praticar. Acho muito legal o interesse dele na aula, tanto que ele sempre me questiona quando será a próxima aula. Parabéns pelo projeto!”, disse ela.

O professor Caleb Rodrigues explicou que a exigência do rendimento escolar é uma forma de estimular os alunos. “Cada criança que participa do nosso projeto precisa seguir uma frequência escolar e precisa ter uma média escolar acima de 7. Estamos usando essa dinâmica para estimular a pratica esportiva e fazer com que eles continuem no ambiente escolar. Os alunos utilizam os skates e os equipamentos de segurança da Prefeitura, ficando motivados e recuperarando as notas na escola”, declarou.

Shape de Mapple – O prefeito Marcão Marchi aproveitou a oportunidade e entregou à duas atletas que representam Itupeva em competições regionais, um shape especial de skate para competições (mapple) - também conhecido como prancha de skate, o shape é a parte de madeira que oferece sustentação para o skatista.

Para a escolha das atletas que receberam esses equipamentos de melhor performance, foram consideradas além notas escolares, a disciplina, dedicação e o rendimento nas aulas. Os shapes foram entregues para Nathalia Camilly e Yasmin Sturion. “É muito importante ter esse reconhecimento, me motiva a competir e mais do que isso, fazer novas amizades”, comentou Nathalia.

Visita – A skatista da Seleção Brasileira Junior, Daniela Vitória, também esteve presente nesta quinta-feira (02), na Pista de Skate e Ralf Pipe Luis Fernando Arruda e ressaltou a qualidade do espaço. “É uma emoção muito grande ver esses projetos que incentivam a prática do skate, ver essas crianças praticando esse esporte, me faz voltar no tempo, lembrando meu início no skate. Sou de Manaus/AM, e lá temos poucas pistas para treinar e ainda de má qualidade, e ver esse espaço diferenciado, mostra que não só os grandes centros estão buscando se aprimorar como as cidades do interior”.

Projeto - Propõe várias ações voltadas para a vivência do skate e da cultura de rua como um todo, sendo que além da prática autônoma, está sendo lançada no momento a tão esperada escola de skate, ação que desenvolverá não apenas a iniciação esportiva, mas também o treinamento nesta modalidade, que hoje está no patamar de esporte olímpico.

Inicialmente, o projeto atenderá crianças de 7 a 13 anos, com aulas no contraturno escolar, além obviamente, da prática autônoma, que é livre e não tem limite de idade.

!-->