Pesquisar

Festival ‘Come o Quê? ganha edição temática junina em Jundiaí



A 12ª edição do Festival ‘Come o Quê? será em clima de arraiá, no dia 10 de julho, das 10h às 17h. O evento, que tem entrada gratuita, reunirá no Clube São João diferentes expositores adeptos do veganismo e da sustentabilidade, que irão vender artesanatos, cosméticos, roupas, sapatos e acessórios. Também haverá um estúdio de tatuagem, com desenhos flash day (pequenos e com poucos detalhes).   

No local será montada uma praça de alimentação com pratos veganos, entre eles a famosa coxinha de jaca, a feijoada vegana completa, comida indiana, bolos, doces e comidas típicas de festa junina. 


Além dos expositores o Festival contará com uma programação especial para toda a família:   


Das 8h30 às 9h30: Aulão de Yoga com a professora Marilia Quinelatto Sampaio. 

Das 09h30 às 10h00: Meditação com Luciana Granado. 

Das 10h30 às 11h30   Roda de conversa sobre Alimentação Intuitiva com a nutri Lari Gonzaga. 

Das 13h às 13h30: Tecido acrobático com Aline Brachi. 

Das 13h30 às 14h30: Demokitchen receitas Julinas com a nutri Lari Gonzaga (vagas limitadas). 

Das 15h30 às 16h00: Apresentação de Forró + quadrilha com Ricardo Alves 

A idealizadora do evento, Carla Zagotti, diz que o Festival é uma oportunidade para desmistificar o universo vegano e ainda mostrar às pessoas que esta culinária é saudável e gostosa. “Há muito estereótipo em torno do veganismo. No festival as pessoas poderão conhecer mais a fundo esta filosofia, ter contato direto com expositores que trabalham com diferentes produtos e perceber que este estilo de vida vai muito além de não comer carne.” 

Foi assim com Carla. Cozinheira e técnica em nutrição, ela iniciou o contato com esta filosofia de vida, que evita o consumo de produtos que exploram a vida animal, em 2014. O primeiro despertar foi por influência da filha caçula, Íris, na época com 16 anos, que havia deixado de comer carne. “Comecei a pesquisar sobre o assunto para preparar uma alimentação mais equilibrada para ela e percebi que este era um estilo de vida bem abrangente”, explica. “Senti que não valia a pena sacrificar a vida de outro animal em troca de alguns segundos de prazer do meu paladar e por isso também decidi parar de comer carne.”  

O novo estilo de vida trouxe impactos positivos para a vida de Carla. Além do ganho em sua saúde por aderir a uma nova alimentação, privilegiando frutas e legumes que até então nem conhecia, descobriu no veganismo uma oportunidade de negócios.   

Em 2015, Carla começou a fazer marmitas de comida vegana. Com a venda conseguia uma renda extra e, ao mesmo tempo, reforçava a importância da conscientização ambiental e da busca por hábitos saudáveis. “As pessoas começaram a me questionar sobre outros produtos veganos e pedir indicações de cosméticos, calçados e outros produtos”, conta. “Foi então que tive a ideia de realizar a feira e reunir vários expositores em um local só.” 


Filantropia 


Além do propósito de divulgar o estilo de vida vegano, o Festival ‘Come o Quê? tem caráter beneficente. Nesta edição continua a feirinha de adoção do Instituto Focinho Feliz, que estará no local com cães e gatos para serem adotados.  

Os organizadores também estão apoiando o projeto Ajuda 2 reais, que atua para contribuir com diferentes entidades filantrópicas. O público pode contribuir levando alimentos não perecíveis, que serão revertidos para os assistidos da Cidade Vicentina.  Os interessados também podem fazer doação espontânea de ração para cães e gatos.  


Serviço 


Festival Come O Quê? - Veganismo, Sustentabilidade e Consciência 

Data: 10/07/2022 

Horário: Das 10h às 17h 

Entrada Franca 

Local: Clube São João – Rua Osvaldo Cruz, 231 – Jundiaí – SP 

Notícias Relacionadas