Festa Junina: de comemoração pagã à tradição brasileira

 

Covabra Supermercados dá dicas de como preparar seu festejo em casa aproveitando o “Festivar Arraiá da Economia”

Junho, 2022 - O brasileiro termina o Carnaval já pensando no mês de junho, mês de festa junina. Milho cozido, quentão, paçoca, bandeirolas, fogueira... mas, o que a maioria não imagina é como surgiu essa festividade, também conhecida como Festa de São João.

No início do solstício de verão (período em que os dias ficam mais longos) festividades pagãs eram realizadas na Europa, como forma de afastar os maus espíritos e pragas que pudessem atingir a colheita ou como forme de homenagem aos Deuses da natureza e da fertilidade.

Com a colonização do Brasil, a festividade já chegou com a versão cristã, em comemoração aos santos São João Batista (24 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho), e foi acolhida pelos indígenas e negros que aqui residiam por parecer com as festividades de suas culturas. Aos poucos as festas foram recebendo diversas influências culturais, principalmente das culturas africana, indígena e portuguesa.

Atualmente as Festas Juninas perderam grande parte do cunho religioso e tornaram-se uma comemoração popular, do Oiapoque ao Chuí, tendo referências dos costumes locais, mas em geral comidas, bebidas e símbolos são comuns em todas as festas.

“Sabemos que além de aproveitar as quermesses promovidas pela cidade, muitas pessoas gostam de preparar seu próprio arraial, para ter um momento de diversão com a família ou amigos. Por isso, o Covabra Supermercados tradicionalmente faz o ‘Festivar Arraiá da Economia’ durante todo o mês de junho e julho com uma série de ofertas. Além de descontos nos melhores produtos, temos sempre novidades”, afirma Jacqueline Tavares, gerente de marketing da rede.

A comemoração caseira pode ser econômica e fácil se você escolher os produtos mais adequados e planejar a festa. E a brincadeira pode ser ainda mais leve no bolso dos clientes Bem-Estar, que têm descontos exclusivos além das ofertas do festival.

“Nessa época do ano muitos clientes buscam milho verde, doces típicos, bolos de milho e aipim e lançamentos que remetem à festa junina”, acrescentou Tavares. “Nossa adega também fica movimentada com a busca por vinhos e bebidas para preparar vinho quente e quentão”, completou.

Uma das novidades que os consumidores têm levado para casa é a Pipoca de Microondas Yoki com cobertura de Maçã do Amor. A tradicional Canjica de Milho Cristal, também vai para a casa de muitos clientes. E para te ajudar no preparo da sua Festa Junina te ensinamos como fazer uma deliciosa Canjica Cremosa.


Canjica doce cremosa com paçoca 


Ingredientes


500 g de canjica cozida


200 ml de leite de coco


1 lata de leite condensado


1 xícara de leite


Canela a gosto


Cravo a gosto


Paçoca a gosto


Modo de preparo


Deixe o milho da canjica de molho por 12 horas (se não quiser deixar de molho, tudo bem, lave bem os grãos com a ajuda de um escorredor de arroz e leve para cozinhar na panela de pressão em seguida).


Na panela de pressão, cozinhe a canjica com água por 40 minutos.


Depois de desligar a panela e tirar a pressão, você pode temperar a canjica.


Na panela com a canjica coloque o leite condensado, o leite de coco, o leite, a canela e os cravos.


Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo de vez em quando por cerca de 20 minutos para que a canela e o cravo soltem seus sabores e o caldo engrosse.


Se quiser, adicione mais leite para deixar o creme mais leve.


Depois deste tempo, é só servir.



Sobre o Covabra


Com mais de 32 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 17 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.000 funcionários.