Pesquisar

Como se tornar um investidor da Bolsa de Valores?

Compartilhe!


A B3, Bolsa de Valores do Brasil, mais que triplicou o número de investidores ativos nos últimos três anos. De lá pra cá os números saltaram de 900 mil para 5 milhões de investidores em 2022, o que significa mais de 500 bilhões de reais investidos. 

A maioria dos novos investidores da Bolsa são jovens, com idade média de 32 anos, tendo muitos deles sido influenciados pela geração de influenciadores de finanças como Nathalia Arcuri, Bruno Perini e Raul Sena, que falam diariamente incentivando milhares de pessoas a iniciarem operações no mercado financeiro e portanto influenciaram o crescimento da bolsa. 

Embora o mercado financeiro esteja em alta, é importante ter atenção e cuidado na hora de investir, muitas pessoas acabam adquirindo grandes prejuízos financeiros por operar sem o conhecimento e o treinamento necessário. Os investidores profissionais de sucesso atribuem o sucesso na área de investimentos ao foco, determinação, estudo e dedicação.

Para desenvolver habilidades na área, existe uma infinidade de cursos, treinamentos e mentorias que podem ajudar pessoas comuns a se tornarem investidores, mas é imprescindível realizar uma análise de um determinado profissional que garantir que vai consumir um conteúdo de qualidade e com boa reputação entre as pessoas. Alguns dos treinamentos mais renomados considerando qualidade do conteúdo, atendimento e reputação no Brasil são os cursos ‘’Do Mil ao Milhão’’ do Thiago Nigro, ‘’A única Verdade Possível’’ do Raul Sena e ‘’Mentoria Virando Investidor’’ do Carlos Magno, alguns dos principais influenciadores de finanças do Brasil. 

Através deste tipo de conteúdo é possível aprender a investir com o auxílio de profissionais e uma comunidade de diversas outras pessoas com um objetivo similar de construir um patrimônio financeiro para o futuro.

Mas apenas fazer um curso não é o suficiente para garantir rendimentos como investidor, é preciso criar uma rotina de trabalho e colocar em prática o conteúdo aprendido, agir com cautela e responsabilidade e estudo contínuo, já que o mercado financeiro requer tempo e paciência para apresentar resultados, afinal algumas perdas são inevitáveis e trata-se de um mercado de risco, no entanto, através do devido treinamento é possível criar diferentes fontes de renda dentro do setor financeiro e diminuir o risco a partir de uma carteira variada de diversos formatos diferentes de ativos, incluindo ações e criptomoedas. 

Se você é iniciante no mercado financeiro ou tem interesse em operar neste setor, nós falamos com o Eduardo Melo de Belo Horizonte, investidor da Bolsa há mais de 14 anos, influenciador e dono do canal EDUca Trader. Ele ministra um curso chamado ‘’De Zero a Trader’’ em que apresenta seu método de treinar novos investidores. Eduardo nos contou sobre as principais coisas a fazer para se tornar um trader, como enxergar os ganhos, as perdas e outros assuntos, veja:


Criar uma conta em uma Corretora de Investimentos


Para investir na Bolsa de Valores é necessário obter uma conta em uma corretora autorizada pelo Banco Central. O cadastro é simplesmente e geralmente gratuito, mas cada empresa pratica diferentes tipos de cobranças entre taxas únicas, taxas por operação ou comissão. As corretoras mais conhecidas para se cadastrar e começar a investir são a XP Investimentos, Nu Invest, Warren, Isaex, Rico e Toro. Para o cadastro é necessário dados cadastrais, foto de documentos e uma análise do perfil do investidor. 


Tenha paciência e Controle Emocional


Neste mercado existem momentos de ganhos e perdas, portanto é necessário ter disciplina, paciência, organização e controle emocional, para que não haja empolgação quando houver lucro e nem desânimo com as perdas. O sucesso neste setor também está ligado a constância e desenvolvimento contínuo de habilidades.


Adquira Conhecimento


Participe de lives, eventos virtuais, leia jornais e invista em um treinamento adequado. Opte por cursos ministrados por profissionais que realmente promovem um conteúdo de qualidade e com resultados. Um bom termômetro é acompanhar as redes sociais, fazer parte dos grupos, ler comentários e saber de histórias de outras pessoas que já investiram no curso e tiveram uma experiência positiva. 


Acompanhe as tendências


Um trader deve aprender a analisar o preço dos ativos e a tendência do mercado. É importante acompanhar os grandes players para detectar sempre qual lado deve estar, de comprador ou vendedor dos ativos em cada operação. Na maior parte do tempo, o trader está em busca de uma boa oportunidade.


Operação diária


De acordo com Eduardo, não é preciso mais que 3 horas por dia para operar no mercado financeiro, por isso é possível operar como investidor mesmo desempenhando outras atividades, mas é essencial usar parte do tempo livre para analisar o mercado e ter acesso a conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho no mercado. 

Postar um comentário

0 Comentários

Notícias Relacionadas