Pesquisar

Aos 45 anos, brasileiro vai realizar sonho de aprender a ler para tirar CNH



Um morador da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, há muito sonhava em aprender a ler e escrever para conseguir a CNH e conseguir um emprego formal. E agora, aos 45 anos, ele finalmente consegue realizar suas aspirações ao longo da vida, incluindo ler mensagens de WhatsApp e sinais de trânsito.

Márcio Nascimento de Carvalho, o "mineiro", se alfabetizou por meio do Projeto Start. Essa iniciativa da ONG Noiz Projeto Social vai alfabetizar moradores de comunidades maiores de 18 anos que não conseguem aprender.

Mineiro, casado e com três filhos, disse que sua vida sempre foi cheia de dificuldades. "Eram sete irmãos. Foi difícil. Então eu tive que trabalhar [antes]", lembra ele em entrevista ao SóNotíciaBoa.

As dificuldades aumentaram muito quando seus pais se separaram. "Eu ia para a escola só para comer. Como não tinha comida em casa, aproveitávamos o nosso almoço", disse.

O primeiro emprego de Mineiro foi ajudante de ferro-velho. Ele deu todo o dinheiro que ganhou para sua mãe para manter a casa. "Não tive escolha. Tive que trabalhar", explicou.

Mineiro representa muitos brasileiros brilhantes que não têm chance de aprender. "Sou inteligente. Sonho em aprender a ler e escrever para tirar minha carteira de motorista, comprar uma caminhonete melhor e dirigir para todos os lugares. Saberei ser um sinal [de trânsito]", disse.

O pai também disse que aprender a ler e escrever o ajudaria de outras maneiras. "Por exemplo, poderei responder meu WhatsApp. Hoje só posso responder por áudio. Se as pessoas escreverem não sei o que é. Aí eu digo que o vidro do aparelho está quebrad", lembra.


Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2022/06/15/45-anos-brasileiro-realizar-sonho-aprender-ler-escrever

!-->