Servidores municipais participam do ‘Dia do Desafio’ e aprovam aula de Cardio Dance



Aula de Cardio Dance foi realizada, nesta manhã, em frente ao Paço Municipal



Os servidores que atuam no Paço Municipal participaram, na manhã desta quarta-feira (25), do ‘Dia do Desafio’, a partir de uma ação centralizada, com aula de Cardio Dance – conduzida pelo professor André Ramalho - valorizando e incentivando à prática de atividades esportivas.

O prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito Alexandre Mustafa também participaram deste momento.

“Foi uma manhã diferenciada aqui em frente ao Paço Municipal, onde ao lado dos servidores pudemos participar do Dia do Desafio, com essa ação de Cardio Dance. O esporte e as atividades físicas trazem benefícios para saúde, além do que fazem bem para autoestima. Foi uma ocasião muito agradável, descontraída e muito importante”, destacou o prefeito Marcão Marchi.

“Com muita alegria e disposição participamos desta ação ao lado dos servidores. O Dia do Desafio já é tradicional em nossa cidade e, em 2022 está sendo retomado em grande estilo, valorizando a prática de atividades esportivas, que geram benefícios para saúde e também para a vida”, afirmou o vice-prefeito Alexandre Mustafa.

Representando a Secretaria de Esportes e Lazer, o diretor de Eventos Esportivos, Valderi Folgosi destacou a importância desta iniciativa. “O Dia do Desafio é uma atividade muito importante, pois em várias partes do mundo existe essa ação, que é o Challenge Day, que tem o intuito de motivar as pessoas a fazerem atividade física constante, sendo instituído no Canadá nos anos 80, se espalhando pelo mundo e, hoje, aqui em frente ao Paço Municipal promovemos a segunda aula do dia. A primeira já ocorreu na Chácara do Abobrinha, com uma ação de Pilates. Porém, ao longo do dia todos os professores da Secretaria de Esportes e Lazer estarão envolvidos com suas aulas de diversas modalidades, voltadas para o Dia do Desafio”, explicou.

Quem participou e aprovou essa ação realizada no Paço Municipal foi a servidora Lilian Ortiz. “Eu achei muito legal essa iniciativa. A aula de Cardio Dance nos tira da rotina e faz com que nos movimente bastante”, comentou.

Do mesmo modo, o servidor João Gabriel Zerbinatti também ressaltou o quanto foi positivo participar deste momento. “Fiquei muito surpreso com essa ação. Eu sou adepto de atividades esportivas, prático ciclismo e achei esse momento muito bacana. Aliás, essa ocasião foi positiva tanto para aqueles que já têm o esporte como hábito quanto para aqueles que pretendem ingressar em alguma modalidade”, opinou.

Sobre o Dia do Desafio (Challenge Day) – É um evento que mobiliza milhões de pessoas nas três Américas e parte da Europa.

Itupeva participa pela 18ª vez desta ação, que neste ano tem o slogan ‘Ocupar espaços e reunir pessoas’. Nos últimos dois anos, o evento não aconteceu na cidade por conta da pandemia da Covid-19, sendo que em 2019, participaram 14.847 munícipes nesta atividade.

O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983 e ano após ano tem reunido milhões de pessoas em vários países. No Brasil é coordenado pelo Sesc e o principal objetivo é incentivar a população a praticar atividades físicas, sejam elas recreativas ou desportivas, de maneira regular, visando manter e melhorar a qualidade de vida e promover a integração da comunidade.

O evento tem uma data fixa de realização no mundo todo, que é sempre a última quarta-feira do mês de maio e a proposta é que neste dia as pessoas realizem pelo menos 15 minutos de atividades físicas ininterruptas.

Regras – Vale qualquer tipo de exercício ou atividade física, como esportes coletivos (futebol, basquete, vôlei); esportes individuais (ginástica, natação, tênis, artes marciais, entre outras); e atividades recreativas (caminhar, andar de bicicleta, dançar e etc).

Neste ano, ainda como retomada do período pós-pandemia, a proposta do evento é apenas de participação interna, computando as adesões dentro do município, não havendo a tradicional competição entre cidades para mobilização do maior número de pessoas.

Em Itupeva, o evento tem a organização da Prefeitura e coordenação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As atividades podem ser feitas nas escolas, indústrias, academias, associações ou até mesmo no seu bairro, condomínio, rua ou em casa. O importante é que todos informem que aderiram ao evento, comunicando a sua participação na ‘Central de Registro de Participantes’, que em Itupeva funcionará no Ginásio Municipal de Esportes Dorival Raymundo, no período da 0:00 até as 19 horas, desta quarta-feira (25), podendo ser feito pessoalmente; por telefone (11) 4591-1214 ou por e-mail: [email protected].

FOTO - DIA DO DESAFIO (4)Alexandre Mustafa e Marcão Marchi participaram do 'Dia do Desafio' ao lado dos servidores municipais

FOTO - DIA DO DESAFIO (6)Aula de Cardio Dance foi conduzida pelo professor André Ramalho durante o Dia do Desafio

Leia também...