Pesquisar

Peça ‘A Roda’ atrai centenas de pessoas para a Vila São João e Parque da Cidade



A cidade de Itupeva recebeu, no último final de semana, duas apresentações do espetáculo ‘A Roda’, projeto contemplado pelo Prêmio Proac Expresso Lab 2021, que consiste em exibições de acesso gratuito ao público.

Para Guilherme Klinke, coordenador da Casa da Cultura, a peça serviu como experiência cultural. “O maior legado que esse tipo de espetáculo pode deixar é na formação de espectadores e na uma cultura de consumir arte. O objetivo é descentralizar os espetáculos para as comunidades, proporcionando arte e cultura para todos”, disse ele.

No sábado (21), o Complexo Esportivo Nei Marciano, na Vila São João, recebeu o primeiro espetáculo desde a sua inauguração no dia 30 de abril. Mais de cem pessoas acompanharam a peça que trabalha a linguagem do palhaço e da improvisação, proporcionando a oportunidade dos espectadores presentes se envolverem no ambiente teatral por meio da participativa, estimulando a espontaneidade e a imaginação.

Já no domingo (22), os atores Paulo Federal, Allan Benatti e Melissa Panzutti, com os personagens Adão, Chabilson e Dona Gema, respectivamente, fizeram a segunda exibição no município, que contou com a presença de famílias completas, que estiveram no Parque da Cidade e participaram do evento.

Os atores comentaram sobre o reencontro com o público e o prazer de trabalhar com as crianças.  “Estamos felizes com essa retomada dos artistas no encontro com o público, que para o artista, o maior presente é o contato com o público. Esse espetáculo que estamos há mais de 10 anos rodando o Estado de São Paulo, trabalha muito o improviso e joga muito com o público, tendo uma rotatividade de artistas que trabalham em cena”, disse o ator Paulo Federal. 

“É muito importante esse contato com o público, passamos por um período difícil, desta maneira valorizamos ainda mais esse encontro e fazemos muita questão em distribuir esse afeto. Sobre a peça é o momento de perceber que a criança desenvolve a imaginação, quando ela vê outra pessoa fazendo algo absurdo”, explicou Melissa Panzutti.

População aprova – Diversas famílias estiveram na Vila São João e no Parque da Cidade assistindo à intervenção artística. Uma dessas pessoas é Willian Ferreira, que assistiu à peça com o filho João Pedro.

“Agradeço à gestão do prefeito Marcão Marchi em proporcionar esse momento de alegria e felicidade para nós. É uma gratidão imensa ver as crianças naqueles minutos de atenção se transformando em alegria”.

Birna Cuellar, que acompanhou a peça ao lado da sobrinha Antoneli, também aprovou a iniciativa. “Foi uma peça muito bonita! Precisamos de eventos assim, que alegram nossas vidas. É uma peça que as crianças participaram e gostaram muito”, disse.

!-->