Pesquisar

Imposto de Renda 2022: pagamento da restituição começa em 31 de maio

 A Receita Federal começa a pagar no fim do mês a restituição do Imposto de Renda 2022 àqueles que têm saldo a receber e não caíram na malha fina.

No dia 31 de maio, os grupos prioritários já podem conferir os saldos em suas contas. São considerados prioritários os idosos de 60 anos ou mais, pessoas com deficiência física ou mental e professores. Após esses grupos, os demais contribuintes passam a receber a restituição por ordem de entrega da declaração. O último pagamento cai em 30 de setembro.

A Receita disse que os lotes ainda estão em processamento e que fará uma ampla divulgação quando a consulta do pagamento estiver disponível no site.  

A maneira mais completa de verificar o saldo a receber é por meio do e-CAC, sistema virtual do Fisco que disponibiliza os serviços ao contribuinte. Sempre lembramos que a maneira mais prática de acessá-lo é utilizando uma conta Gov.br, do governo federal, que dá acesso a muito mais informações, de maneira gratuita. Ao clicar em “Meu Imposto de Renda” dentro do sistema, vá até a aba “Restituição” e acesse o tópico “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”.

Existe também a possibilidade de fazer a consulta no próprio site da Receita, na aba “Meu Imposto de Renda”. Por lá, é possível clicar em “Restituição” e “Consultar Restituição”. Depois, basta preencher os dados com CPF e data de nascimento.

Veja o calendário de pagamento da restituição:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

(Fonte: Estadão Conteúdo/Imagem: Agência Brasil)

!-->