Pesquisar

Efetivo da GCM tem aumento de 35% com ingresso dos novos agentes



O efetivo da Guarda Civil Municipal teve um aumento de 35%, com o ingresso de 25 novos agentes, através da realização de concurso público. Com esta quantidade, a corporação passa a contar com o total de 97 agentes.

A Prefeitura de Itupeva tem realizado constantes investimentos na GCM, a fim de melhorar a segurança do município. “Temos investido em novas viaturas, armamento, equipamentos, ampliação do sistema de monitoramento e, agora, mais recentemente, o aumento do efetivo”, afirmou o prefeito Marcão Marchi.

Desde 21 de fevereiro, esses novos guardas estão passando por capacitação obrigatória, que terá duração de aproximadamente 6 meses. “Essa qualificação é requisito obrigatório para que a instituição mantenha o convênio com a Polícia Federal, possibilitando que a GCM esteja armada para exercer suas atribuições”, explicou o comandante da GCM, José Mario Pereira da Silva.

Neste momento, a capacitação tem sido feita com base na Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, com suporte pedagógico da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e ministrado pelos docentes da própria instituição, abordando diversos temas, dentre eles: legislação, defesa pessoal, habilitação para manuseio e porte de arma de fogo, entre outros.

“Assim que a fase de capacitação for concluída os novos guardas atuarão em diversos segmentos dentro da instituição, como: Ronda Escolar, Central de Operações, no Programa Guardiã Maria da Penha, patrulhamento diário, de acordo com o perfil de cada um”, ressaltou o comandante.

O ingresso dos novos agentes fortalece a corporação, possibilitando a melhoria do atendimento à população, bem como a segurança pública do município.

!-->