Defesa Civil de Jundiaí alerta para queda brusca na temperatura

 


A Defesa Civil de Jundiaí informa que, entre terça-feira (17) e sexta-feira (20), uma intensa massa de ar polar avançará pelo Estado de São Paulo provocando queda acentuada na temperatura. O frio intenso, de acordo com o alerta estadual, atingirá as regiões de Sorocaba e Campinas.

As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã, com previsão de até 4° C. Ainda há previsão de rajadas de vento, na quarta-feira (18), de até 75 km/h.





A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem ser bem agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Por conta da previsão do tempo e em vista da preservação da vida da população em situação de rua, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) também dá andamento nestes dias à Operação Noites Frias. Quem identificar pessoa em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que atende 24 horas por dia pelo telefone (11) 98531-0146.


Leia também...