Pesquisar

Campanha nacional ‘Faça Bonito’ é iniciada em defesa das crianças e dos adolescentes

 Campanha nacional ‘Faça Bonito’ é iniciada em defesa das crianças e dos adolescentes

Evento no Centro de Convivência do Idoso marcou o início da programação da campanha 'Faça Bonito'


A Prefeitura de Itupeva iniciou, na tarde desta segunda-feira (16), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Antônio de Freitas Oliveira, a programação da campanha nacional ‘Faça Bonito’, que tem o propósito de chamar atenção da sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes.

“Esse assunto precisa ser cada vez mais discutido na sociedade e ações como essa têm esse objetivo, ou seja, compartilhar informações com a população, a fim de combater e enfrentar a questão da violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves.

Entre os dias 16 e 30 de maio, serão realizadas ações para mobilizar, sensibilizar e informar a população, para que todos participem ativamente da luta em defesa dos direitos dos mais vulneráveis. Ao longo deste período serão promovidas palestras para servidores municipais, famílias, educadores, adolescentes e profissionais de diversas áreas, entrega de informativos e divulgação de conteúdos nas redes sociais, site oficial e TV indoor da Prefeitura.

Durante a abertura, a psicoterapeuta, Marcela Nascimento conduziu uma roda de conversa abordando o tema ‘Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. “Neste encontro abordei o conceito, mitos e verdades, estatísticas, principais características do abusador e o perfil da vítima e do agressor, com o intuito de trabalhar a questão da defesa da criança e do adolescente ao abuso sexual”, explicou.

O evento desta tarde contou com o apoio da Faculdade Anhanguera de Itupeva, que presenteou o público com brindes e também foi responsável por trazer a palestrante.

Quem acompanhou a roda de conversa no CCI foi a psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Monte Serrat, Fabiane Micheletto. Ela ressaltou que o encontro desta tarde foi extremamente importante. “Embora as profissionais da área social se deparem com a questão da violência no cotidiano, a oportunidade de discutir sobre o tema com outros profissionais sempre agrega conhecimento, levando a uma reflexão, visando novas estratégias para enfrentamento e combate”, disse.

Do mesmo modo, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ivana Aparecida Ribeiro também considerou a roda de conversa instrutiva. “O encontro compartilhou informações importantes sobre o tema, favorecendo a questão da prevenção, pois pessoas bem informadas podem agir com mais presteza para proteger as crianças e adolescentes que estão sofrendo e em risco”, comentou.

 

Confira a programação completa:

16/05 – 15 às 16h – Palestra com a terapeuta Marcela Nascimento no Centro de Convivência do Idoso;

16/05 – 13h30 - Palestra com a equipe do Conselho Tutelar na Escola Estadual Padre José de Anchieta;

16/05 - 16h às 17h - Entrega das cartilhas Pipo e Fifi para Bebês, na CEMEB Paschoa Sombibi Sai (Parque das Hortênsias), pela equipe do CRAS Hortênsias e do CREAS;

17/05 – 13h30 - Palestra com a equipe do Conselho Tutelar na Escola Estadual José Polli;

18/05 – 10h - Palestra com a equipe do Conselho Tutelar na Escola Estadual Manoel José da Fonseca;

18/05 – 18h30 - Caminhada Conselho Tutelar - Manifestação pública de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes – Início na Praça São Paulo e segue em direção ao Parque da Cidade;

18/05 – 16h às 17h - Entrega das cartilhas Pipo e Fifi para Bebês, na Creche Marisa Baston Oliveira, no Parque das Hortênsias, pela equipe do CRAS Hortênsias e do CREAS;

19/05 – 13h30 - Palestra com a equipe do Conselho Tutelar na Escola Estadual Márcio Borges;

20/05 – 9h30 – Equipe do CRAS Monte Serrat fará uma atividade informativa com a contação de histórias e entrega da cartilha ‘Pipo e Fifi: prevenção de Violência Sexual na Infância’ na EMEFEI Fazenda Pinheiro;

20/05 – 10h - Palestra com a equipe do Conselho Tutelar na Escola Monsenhor Doutor Arthur Ricci;

23/05 – 09h às 11h / 13h às 15h - Início do projeto ‘Saber Proteger’ na EMEFEI Profª Maria Stela Sales Izzo com a presença de professores;

24/05 - 09h30 às 10h30 / 13h30 às 14h30 – Continuidade do projeto ‘Saber Proteger’ na EMEFEI Profª Maria Stela Sales Izzo com a presença de demais funcionários;

25/05 – 9h - Equipe do CRAS Monte Serrat fará uma atividade informativa com a contação de histórias e entrega da cartilha ‘Pipo e Fifi: prevenção de Violência Sexual na Infância’ na EMEFEI Cássio Bussab;

27/05 – 9h - Equipe do CRAS Monte Serrat fará uma atividade informativa com a contação de histórias e entrega da cartilha ‘Pipo e Fifi: prevenção de Violência Sexual na Infância’ na EMEFEI Tarsila do Amaral;

30/05 - 18h às 19h30 - Projeto ‘Saber Proteger’ com encontro de pais e alunos da EMEFEI Profª Maria Stela Sales Izzo.

Outras ações - A entrega das cartilhas do Pipo e Fifi também será realizada pela equipe do Programa Criança Feliz, com o objetivo de informar e conscientizar sobre a campanha, além de orientar quanto às equipes de referência dos serviços de Proteção Social Básica e Especial, de acordo com os territórios de abrangência.

As unidades de Saúde também abordarão o tema nas salas de espera, durante a semana.

Sobre a data - Em 18 de maio, os municípios de todo o país voltam à atenção para o tema devido à instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o Brasil e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

Denuncie - Fique atento e em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar pelos números (11) 4591-3422.

Maio Laranja - De acordo com a Lei Municipal 2.293, de 29 de abril de 2022, ficou instituído no Calendário Oficial do Município de Itupeva, o mês "Maio Laranja". O objetivo é a reflexão de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto é de autoria da vereadora Ana Paula Marciano.

!-->