Pesquisar

Romaria de Itupeva à Pirapora retoma em 2022 com novidades; confira trajeto



Foram dois anos consecutivos sem a presença dos cavaleiros, charreteiros, cavalos, pedestres e ciclistas nas estradas que ligam Itupeva à Pirapora do Bom Jesus demonstrando sua fé, com a Romaria até o Santuário. A boa notícia para os participantes é que agora, em 2022, o tradicional evento volta a ser realizado.

O presidente da Associação dos Romeiros, Valdão Falco, comenta sobre a emoção da retomada. “Com muita felicidade e esperança a gente realiza mais um ano a Romaria. Tínhamos uma tensão muito grande, pois não sabíamos se ficaríamos mais um ano sem, não sabíamos se daria certo, tínhamos receio. Mas, Graças a Deus as coisas estão se encaixando e está dando tudo certo! Destaco a ajuda do prefeito Marcão e do vice-prefeito Mustafa que estão nos auxiliando nessa Romaria, que é um evento até mais antigo que a própria emancipação do munícipio. Aproveito a oportunidade para convidar toda a população para esse evento”, disse ele.

Algumas novidades foram anunciadas pela organização do passeio, que conta com o apoio da Prefeitura de Itupeva e diversas secretarias. Além de um novo ponto de partida, o trajeto que havia sido inutilizado, volta a valer.

Na próxima quarta-feira (20) está programada a Missa de Benção dos Distintivos que será realizada na Igreja da Matriz, a partir das 18h30. Já na sexta-feira (22) está programada a saída dos pedestres. Neste ano o ponto de partida é a Igreja de Santo Antônio, às 19h.

Para ciclistas e cavaleiros a saída será a Praça de Eventos da Pedreira, no sábado (23). O espaço estará liberado para a concentração e preparação dos romeiros. A previsão é que o comboio saía às 6h.

No último dia do evento, no domingo (24) a tradicional missa será realizada no Santuário de Pirapora do Bom Jesus às 5h. Após isso, os romeiros voltam para Itupeva, onde serão recepcionados na Praça de Eventos da Pedreira, pela 
Banda Marcial de Louveira – BAMALO.

De acordo com a Lei nº1943 de 19 de março de 2013, a Romaria de Itupeva à Pirapora deve ser considerada no calendário oficial de eventos do município e, também, ficou reconhecida como parte da tradição cultural local do município.

!-->