Região Metropolitana de Jundiaí apresenta demandas à Secretaria Estadual de Saúde

Representando o prefeito Marcão Marchi, o vice-prefeito, Alexandre Mustafa, acompanhado da secretária de Saúde, Juliana Mantovani, esteve, na tarde de terça-feira (5), na Secretaria Estadual de Saúde, em São Paulo, no encontro com o secretário executivo, Eduardo Ribeiro.

A reunião também contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades que integram a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).

A pauta em questão tratou sobre o Plano Regional de Assistência Hospitalar, com o objetivo de implementar melhorias significativas na rede de saúde em toda região, bem como o aumento na oferta de cirurgias eletivas no Hospital Regional, através do projeto ‘Corujão da Cirurgia Eletiva’, visando a diminuição do prazo de espera, além da possibilidade de otimização de hospitais nas cidades de Campo Limpo Paulista e Louveira, por exemplo.

Também foi apresentada a ampliação de leitos de UTI adulto de alta complexidade na Região, sendo 29 no Hospital São Vicente (totalizando 60) e dez novos no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista, leitos de cuidado prolongado na Santa Casa de Louveira, além da manutenção do recurso do programa Pró-Santa Casa para alguns municípios.

“As cidades estão unidas com o objetivo de fortalecer e melhorar o atendimento da saúde da nossa Região Metropolitana, inclusive das cirurgias eletivas. Tivemos aqui uma reunião muito produtiva e tenho certeza que, em breve, poderemos anunciar um atendimento ampliado para nossa população”, afirmou o vice-prefeito, Alexandre Mustafa.

Após ouvir a apresentação do planejamento de organização e reestruturação da rede hospitalar, o secretário executivo de Saúde do Estado, Eduardo Ribeiro, declarou que nos próximos 15 dias será realizada a proposta orçamentária para contemplar o pleito e em seguida ocorrerá a busca por recursos. “Os municípios da RMJ demonstraram grande união em pautas de interesse coletivo, o que pôde ser visto também durante a pandemia”, ressaltou.

Também estiveram presentes os prefeitos de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, de Campo Limpo Paulista, Luiz Antonio Braz, de Louveira, Estanislau Steck, de Jarinu, Debora Prado, de Várzea Paulista, Rodolfo Braga.

Ainda por Jundiaí compareceram o gestor de Saúde, Tiago Teixeira e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.