Pesquisar

Região Metropolitana de Jundiaí estuda criação de consórcio voltado à Assistência Social



Representando o prefeito Marcão Marchi, o vice-prefeito Alexandre Mustafa, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, participou, na manhã desta sexta-feira (29), na cidade de Campo Limpo Paulista, do encontro de ‘Prefeitos e Gestores da Assistência Social’ para discutir a criação de um consórcio de Políticas Públicas que atendam à Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).

A reunião teve como anfitrião o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Antonio Braz e contou com a presença da vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes, além de gestores dos demais municípios da RMJ.

O consórcio tem o propósito de criar uma rede de atendimento entre os municípios, voltado à Assistência Social, oferecendo serviços integrados que envolvem diversas áreas, como Saúde, Educação, Infraestrutura, entre outras. No primeiro momento, a partir da implantação do consórcio, a iniciativa pretende criar um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica, devido à escassez deste serviço para este público.

Alexandre Mustafa afirmou que o evento desta manhã foi extremamente importante e representa uma inovação, a partir da proposta do consórcio, criando mecanismos para aplicar os recursos de maneira mais eficaz, obtendo melhores resultados para a população. “Hoje a Região Metropolitana de Jundiaí reúne mais de 800 mil pessoas e as cidades estão ligadas. Portanto, nada mais coerente do que utilizarmos uma figura jurídica para aplicar políticas públicas e otimizar investimentos, principalmente para aqueles que mais necessitam. Itupeva não só está de portas abertas para as próximas ações, como também será soldado deste projeto para a área de Desenvolvimento Social, juntamente com os demais municípios da região”, comentou.

Por sua vez, a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, ressaltou que este encontro demonstrou sensibilidade por parte dos gestores, a fim de debater temas referentes à Assistência Social, bem como a criação do consórcio. “Afinal, as cidades da região convivem com problemas focais e quando falamos de consórcio voltado à área de Assistência Social podemos tratar a mulher vítima de violência, população em situação de rua que está crescente e outras questões em conjunto, com trocas de ideias. Por isso, oferecer esse atendimento de fato será muito importante”, disse.  

“Organizamos este evento em prol da região, sobretudo para discutirmos sobre as necessidades dos municípios, especificamente para a área de Assistência Social, desenvolvendo ações em união. Esse momento foi muito importante, pois quando estamos unidos conseguimos dar mais resultados à população”, afirmou o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Antonio Braz.

“Estivemos aqui num movimento muito importante da Região Metropolitana de Jundiaí e acredito que a otimização dos serviços contribuirá para toda a sociedade do entorno”, salientou a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes.

Saiba mais – O protocolo de intenções será encaminhado para análise de cada município e novos encontros serão organizados, visando à implantação do consórcio.

!-->