Pesquisar

Prefeitura combate Aedes aegypti com ações de prevenção; faça sua parte

Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Itupeva trabalha regularmente com ações de prevenção. Além de orientar a população, ações de nebulização e vistorias de casa em casa são feitas pela Secretaria de Saúde.

Utilizando um veículo apropriado, as equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses fazem a nebulização com uso de larvicida biológico, aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que não traz riscos aos moradores e animais, agindo diretamente na larva do mosquito.

Essa iniciativa faz parte da ação de bloqueio executada pelo setor, em locais com casos confirmados de Dengue, e neste ano já atendeu outras localidades do município, como: Laranjeiras, Residencial dos Lagos, Portal das Mangas, Jardim São Vicente e Portal Santa Fé.

A UVZ informa que seguirá atuando com a ação de nebulização, conforme o seguinte cronograma:

18/04 – Santo Antônio I e II
20/04 – Bairro da Lagoa
25/04 - Jardim Primavera
27/04 – Centro
29/04 – Vila São João
02/05 – Pacaembu I
04/05 – Rio das Pedras
0



6/05 – Santa Elisa

O trabalho de conscientização junto à população é feito mediante a entrega de informativos, vistorias em residências, instalação de banners e panfletos nos comércios. A equipe também realiza vistorias em terrenos baldios, recolhimento de pneus em vias públicas e controle mecânico de focos de dengue no município.

Faça sua parte
A melhor medida de prevenção é combater os focos de acúmulo de água parada, para isso é necessário:
- Manter caixas d’água tampadas
- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas
- Lavar regularmente a vasilha de água do seu animal de estimação
- Colocar água sanitária nos ralos a cada 15 dias
- Aplicar cloro e cobrir a piscina quando não está sendo utilizada
- Limpar calhas retirando sujeira que possa causar obstruções

A Operação Cata-Treco também serve como combate ao mosquito Aedes Aegipty. Ao todo mais de 35 bairros recebem o serviço, conforme o cronograma:

Notícias Relacionadas