Prédio do novo Fórum da Comarca de Itupeva é inaugurado para otimizar atendimento



O novo Fórum da Comarca de Itupeva, denominado ‘Desembargador Dr. Paulo Sérgio de Oliveira’ foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (5), durante solenidade marcada pela presença do prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Mustafa e do secretário de Assuntos Jurídicos, Percy Kuster.

O prédio alugado pela Prefeitura de Itupeva funciona na avenida Brasil, 1.765, no Jardim Brasil, acomodará pelos próximos 20 anos as necessidades do Poder Judiciário, bem como os serviços forenses da cidade, com a possibilidade de receber uma 2ª Vara e um segundo cargo de promotor de Justiça.

Já o prédio anterior apresentava problemas de acessibilidade e, ainda, por ter abrigado uma clínica, não atendia as necessidades da população e dos servidores da Justiça, diferente deste novo edifício que é moderno, amplo e mais adequado à comarca.

“Eu me sinto honrado por estar entregando esse prédio, pensado no futuro de Itupeva, pois este espaço será extremamente útil à população. Quando os munícipes precisarem da Justiça não terão que se deslocar para outras cidades, considerando que este atendimento será feito por aqui”, destacou o prefeito Marcão Marchi.

“Aos jurisdicionados, este edifício servirá como verdadeira casa de abrigo para as suas legítimas pretensões e certamente representará na prática uma melhoria significativa da prestação jurisdicional oferecida, porque a estrutura ora proporcionada terá impacto direto na qualidade do serviço”, afirmou a juíza diretoria do fórum, Heloísa Helena Palhares Montenegro de Moraes, ao iniciar a solenidade.

Na cerimônia também foi atribuída à sala do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) a denominação “Doutor João Omar Marçura”, em lembrança ao magistrado que nasceu em Americana, município pertencente à 4ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – Campinas, e dedicou-se à Magistratura paulista entre 1991 até seu falecimento, em 2013. A juíza Fátima do Prado Marçura, viúva do homenageado, falou em nome da família e, emocionada, proferiu votos de sucesso à comunidade jurídica local e agradeceu o tributo ao saudoso magistrado. Ao final, ela e os filhos, João Francisco e José Guilherme, descerraram a placa comemorativa.

A promotora de Justiça, Dra. Larissa Negri Costa Beserra, também descreveu o quanto Itupeva será beneficiada com o novo Fórum da Comarca. “Em nome do Ministério Público do Estado de São Paulo e também representando o procurador-geral de Justiça em exercício, eu expresso a grata satisfação que é participar deste evento, que representa a tão imensurável conquista para a população local. Poucas vezes vi pelo estado de São Paulo, especialmente na Comarca, um prédio tão estruturado para o exercício das funções a que se destinam. O próprio Ministério Público está muito bem instalado e aproveito a oportunidade para me juntar ao coro discutido nesta solenidade, a respeito do pleito da 2ª Vara para o município, que certamente contribuirá para o exercício das funções dos operadores de direito, da maneira mais digna e mais atendente às necessidades da população local.”

Representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, o desembargador Dr. Raymundo Cantuária presidiu a solenidade e também explanou sobre esse momento especial para o município de Itupeva. “Foi uma honra participar deste momento marcado pela inauguração das novas instalações do Fórum da Comarca de Itupeva, que representa a casa de todos os itupevenses. Saibam que quem aqui comparece, apresentando a sua pretensão está também na Casa da Justiça, onde não existe privilégios e as partes são igualmente ouvidas. Ninguém deixará de expressar a sua posição jurídica, perante o juiz ou a juíza. Portanto, essa inauguração expressa o respeito do Tribunal de Justiça de São Paulo ao povo de Itupeva.”

Sobre as instalações - O edifício conta com acessibilidade, é amplo, bem iluminado, possui elevadores, estacionamento interno e o mais importante, o Salão do Júri.

Saiba mais – Durante a solenidade também foi reinaugurada a Sala do Advogado ‘Dr. José Roberto Basile Bonito’ nas dependências do Fórum.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Jota Júnior, além dos vereadores Lucas Fumacinha, Eliana Borges, Valdemir Grandão, Ezequiel Alves de Oliveira, Angelin Lorenção, Eduardo Custódio e Marcio Gallo, bem como o vereador de Jundiaí, Antonio Carlos Albino e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jundiaí, Gustavo Ungaro, entre outras autoridades.