Pesquisar

Piquenique inclusivo proporciona lazer e diversão para crianças, adultos e seus familiares



Proporcionar momentos de lazer, diversão e inclusão social para crianças, adultos e seus familiares foram os objetivos do evento ‘Piquenique no Parque’, realizado no último sábado (2), pela Prefeitura de Itupeva, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

O Parque da Cidade ficou ainda mais bonito com a presença da garotada, que se divertiu e aproveitou para se deliciar com os lanches distribuídos.

Representando o prefeito Marcão Marchi, o vice-prefeito, Alexandre Mustafa, esteve no Parque da Cidade e prestigiou o evento. “Foi uma grande alegria estar aqui nesta manhã e ver a interação entre as famílias. Ações como essa são importantes para reforçar a nossa luta e o trabalho que desenvolvemos. Eventos assim trazem na prática, a inclusão social.”

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, enfatizou a importância da realização do ‘Piquenique no Parque’. “Nós sempre tivemos a vontade de realizar um evento neste sentido e, agora, essa iniciativa veio ao encontro de um pedido de uma mãe, que sugeria alguma atividade no Parque da Cidade, com este propósito. A Secretaria de Desenvolvimento Social conseguiu organizar esta ação envolvendo outras secretarias municipais, empresários da cidade e instituições, que se uniram para proporcionar um dia de piquenique tradicional.”

O evento reuniu assistidos da APAE de Itupeva, frequentadores do Programa Esporte Para Todos (PEPT), contando com apoio do Grupo Escoteiro de Itupeva, além das empresas De Marchi e Petroperfil, bem como os supermercados Covabra, Monte Serrat e Dia, o Armazém da Roça, Mercearia das Vinhas e Quatro Estações.

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente também compareceu e fez uma apresentação com o mascote ‘Amarelinho’, que detalhou, de maneira lúdica, o comportamento para as crianças, adultos e seus familiares, a respeito da importância da segurança no trânsito.

Já a Secretaria de Educação também fez a alegria da garotada, com a tradicional pintura de rosto e o Grupo Escoteiro Itupeva apresentou canções escoteiras, que incentivam o movimento corporal e o convívio entre as pessoas.

Presente neste evento, Renata Aparecida da Rocha Martines, que é mãe do pequeno Cauã Vinícius Martines, de 8 anos, descreveu que seu filho é autista, assistido pela APAE de Itupeva desde os 3 anos de idade. Ela aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Esse evento foi muito importante, pois além de promover um dia especial para crianças, adultos e familiares, também teve o propósito de incluir as pessoas. Espero que iniciativas como essa tenham continuidade na cidade, pois só trazem benefícios.”

Quem também compareceu ao ‘Piquenique no Parque’ foi a moradora de Itupeva, Dayane Bandeira, que é cadeirante e atleta do PEPT. “O Piquenique no Parque foi uma realização muito importante, pois através dessas pequenas ações, nossa causa é lembrada, fortalecendo, ainda mais, as políticas públicas das pessoas com deficiência em nossa cidade.”

Da mesma forma, Natasha Asquini Neves, que é mãe da Rebeca Asquini Gomes, de 13 anos, que tem Síndrome de Down e frequenta a APAE desde os dois meses de idade, salientou que o ‘Piquenique no Parque’ foi uma ótima ideia. “Eu gostei bastante deste evento, pois além de proporcionar um momento de lazer para as famílias, também teve o objetivo de promover a inclusão.”

Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down - Foi reconhecido pelas Nações Unidas em 2012. É uma data de conscientização global para garantir que as pessoas com Síndrome de Down tenham as mesmas liberdades e direitos que todas as outras pessoas, além de celebrar a vida delas. A data escolhida – 21 de março – representa a trissomia do 21° cromossomo, que causa a síndrome.

Sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo - É celebrado no dia 2 de abril e foi estabelecido em 2007 e tem como objetivo divulgar informações acerca do autismo para a população mundial e, assim, reduzir a discriminação e preconceito acerca das pessoas com autismo.

Saiba mais - Quem também compareceu ao Parque da Cidade e prestigiou o evento foi o vereador César Farali.







!-->