Dia do Trabalho: servidor público é fundamental para desenvolvimento da sociedade, diz AFPESP



O presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), Artur Marques da Silva Filho, salienta que o Dia do Trabalho, 1º de maio, é uma data cujo significado histórico tem muita congruência com a atuação dos servidores da União, estados e municípios. “É uma categoria que, embora não tenha, em muitos casos, infraestrutura e salários adequados, presta serviços de alta relevância para a sociedade. Por isso, merece reconhecimento e homenagem nesta data que celebra o valor e a luta da classe laboral em todo o mundo”, afirma.

 

O funcionalismo público, prossegue o presidente da AFPESP, tem sido um exemplo de trabalho. Seu papel ficou muito mais claro para a população durante a pandemia em 2020. Os profissionais da saúde desdobram-se no atendimento hospitalar, nas unidades básicas e à vacinação. Professores mantiveram as aulas, enfrentando o desafio do ensino remoto e, agora, no retorno ao presencial, assim como o pessoal do Poder Judiciário, nas audiências virtuais. Destaque, ainda, para os órgãos de assistência social, policiais, bombeiros e outros serviços essenciais.

 

“É importante que a sociedade entenda, reconheça e valorize o papel dos servidores públicos. São trabalhadores que se dedicam muito ao bem público, contribuindo para que a população brasileira conte com serviços e atendimento em áreas fundamentais e prioritárias”, enfatiza Artur Marques.