Com média de nove pacientes por dia, Itupeva desativa Unidade Respiratória



Desde o início do mês de fevereiro os números mostram uma queda de casos de síndromes gripais em Itupeva. Por isso, a Prefeitura de Itupeva desmobilizará a Unidade Respiratória, instalada nas dependências da Unidade de Saúde Central.

A partir de 21 de abril, os atendimentos de pacientes com síndromes gripais serão feitos exclusivamente no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. A medida é justificada pela redução do número de atendimentos.

A Unidade Respiratória atende em média 9 pacientes por dia. Além da baixa procura por atendimento, o número de casos positivos também é baixo, chegando a ser zero em alguns dias.

A secretária de Saúde, Juliana Aleixo Mantovani, comenta sobre os índices. “Em abril, por exemplo, tivemos dois dias da semana em que nenhum paciente procurou pelo serviço. Sem contar que na Unidade Respiratória, entre 1 e 18 de abril, fizemos 110 testes e nenhum positivo. Depois de quase dois anos de pandemia, de um trabalho exaustivo, entendemos que é possível desabilitar a Unidade”.

O Hospital Municipal está na Praça São Venâncio, 2, no bairro da Lagoa. Os atendimentos são feitos na Unidade de Pronto Atendimento.