Pesquisar

65ª Romaria de Itupeva à Pirapora do Bom Jesus é encerrada com muita emoção



Romeiros retornaram à cidade no final da tarde deste domingo, 24 de abril


A 65ª Romaria de Itupeva ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus foi encerrada no final da tarde deste domingo (24), com uma recepção emocionante na Praça de Eventos da Pedreira, contando com a presença da Banda Progresso Louveirense e benção final pelo ministro Enio Pansarim.

Assim como na última edição, o ápice deste retorno foi marcado pelo momento em que a viatura da Patrulha Rural da Guarda Civil Municipal trouxe a imagem de Bom Jesus.

O prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Mustafa, afirmou que a mudança da chegada foi importante e positiva. “Cumprimos o nosso dever! Sempre tínhamos dúvidas se a Pedreira seria um bom lugar para fazer a recepção, inclusive esse foi assunto de outras reuniões. Hoje tenho certeza de que foi positiva essa mudança. Posso afirmar que a cada novo ano, os números de ciclistas, cavaleiros e pedestres vai aumentar. Parabéns à todos! Romeiro sou e romeiro serei até morrer”, comentou.

“Com certeza neste momento estamos transbordando de alegria! Uma alegria estar com a família itupevense e com pessoas da região, neste momento, após dois anos de pandemia. Nos emocionamos em diversos momentos dessa Romaria, que foi tão importante para nós. O sentimento de renovação está em nossos corações. Parabenizo a Associação pela determinação e coragem, para que essa Romaria acontecesse novamente”, ressaltou o vice-prefeito, Alexandre Mustafa.

Já o presidente da Associação dos Romeiros de Itupeva, Valdão Falco fez questão de agradecer a todos que colaboraram para a realização deste ato religioso, assim como os peregrinos. “Quero agradecer à todos que participaram da Romaria, mesmo tendo sido tudo decidido de forma muito rápida. Tínhamos pouco tempo para realizá-la, mas deu certo. Para os próximos anos queremos é que ainda mais pessoas participem, principalmente os pedestres e ciclistas. Obrigado à todos. Estou realmente muito emocionado”, disse.

O cavaleiro Aroldo Júnior, romeiro há 22 anos, demonstrou muita alegria em organizar esta edição da Romaria ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus. “Acreditávamos que tudo daria certo, mesmo com todas as intercorrências, afinal fizemos um excelente trabalho em grupo, em diretoria e com muita fé. Tenho certeza que a emoção de poder fazer, mesmo após o período de incertezas e restrições, conseguir realizar um evento desta maneira, com esta estrutura, é muito gratificante e é uma honra fazer parte deste grupo”, disse ele.

Sobre a 65ª Romaria de Itupeva - A celebração da Missa de Benção dos Distintivos realizada no dia 20 de abril, na Paróquia São Sebastião, pelo padre Fábio Gentille marcou a abertura do ato religioso.

A peregrinação teve início na sexta-feira (22), às 19 horas, na Igreja Santo Antônio, com ida dos pedestres.

No dia seguinte, no sábado (23), a Praça de Eventos da Pedreira foi o local escolhido para a partida de cavaleiros, amazonas, charreteiros e ciclistas que ocorreu por volta das 6 horas da manhã.

Com 50 quilômetros de distância entre as duas cidades, o percurso dos romeiros contou com paradas durante o trajeto até a chegada à Pirapora.

Já no domingo (24), a tradicional missa foi realizada no Santuário de Pirapora do Bom Jesus às 5 horas, celebrada pelo padre Átila Destefani.

Saiba mais - De acordo com a Lei nº1943 de 19 de março de 2013, a Romaria de Itupeva à Pirapora deve ser considerada no calendário oficial de eventos do município e, também, ficou reconhecida como parte da tradição cultural local do município.

!-->