Pesquisar

Itupeva representa a região em painel da 64ª edição do Congresso Estadual de Municípios



Representando a Região Metropolitana de Jundiaí, que é presidida pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, Itupeva compôs a mesa, na pessoa do vice-prefeito e secretário de Governo, Turismo e Desenvolvimento, Alexandre Mustafa, no último dia de discussão do 64º Congresso Estadual de Municípios, organizado pela APM – Associação Paulista de Municípios, em Campos do Jordão.

A primeira temática do dia abordou a 'Nova Divisão Regional de São Paulo e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI)' e teve como objetivo discutir políticas de forma regionalizada. “A integração entre os municípios é um tema muito relevante para que possamos trabalhar políticas públicas que beneficiem a população, questões como saúde, transporte, segurança, lazer e cultura alcançam resultados positivos quando tratadas de forma regionalizada”, afirmou o vice-prefeito.

“O itupevense circula nas cidades vizinhas, seja a passeio ou trabalho, assim como Itupeva também recebe cidadãos da região, por isso a importância da regionalização de políticas públicas”, exemplificou Mustafa.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado tem como objetivo ideal planejar a gestão metropolitana e regional. Atualmente, dez regiões já ingressaram com o plano: São as regiões de São Paulo, Jundiaí (da qual Itupeva faz parte), Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Franca, Piracicaba, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista.

A mesa foi composta por representantes das regiões, como o prefeito de Batatais, Fernando Benedini Gaspar Junior, que preside a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o prefeito anfitrião, Marcelo Padovan, o prefeito de Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzzi, Andrea Calabi, Coordenador Geral do PDUI, Marcos Campagnone, Coordenador Institucional do PDUI, além do presidente da APM, Fred Guidoni.


!-->