Pesquisar

Itupeva - Comissão se reúne com secretário municipal para tratar de Educação no município



Nessa quarta-feira (09/03), a reunião da Comissão de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Turismo (CESCET) teve a presença do Secretário de Educação, Fábio Andrade, para tratar de alguns assuntos de interesse da população.

A Comissão é presidida pelo vereador César Farali e tem como membros os vereadores Ezequiel de Oliveira e Lucas Fumacinha.

Tivemos dois anos atípicos por conta da pandemia, a Educação foi um dos setores que tiveram muitas alterações, com aulas remotas e, agora, com o retorno das aulas presenciais, é importante que tenhamos atualizadas as informações para os munícipes. Agradeço também ao secretário Fábio Andrade que aceitou nosso convite para vir esclarecer nossas dúvidas”, comentou o presidente da CESCET, César Farali.

ESCOLAS MUNICIPAIS

A Comissão foi informada sobre a reforma e ampliação da EMEFEI Cassio Bussab, no bairro Santa Eliza, bem como a troca dos móveis e utensílios das escolas municipais. 

Nas escolas municipais Laerte Retondo, no Rio das Pedras, e Nilma Ernesta Cortellazzi Tartalha, no São José, foram realizados o estudo de solo e a execução do serviço para a segurança da estrutura do imóvel.

O Secretário esclareceu também que o transporte de alunos das escolas municipais e estaduais conta com 46 ônibus para atender a demanda.

Foram contratados trinta professores, que já estão em exercício da função, e mais vinte e cinco professores em fase de contratação para substituir as faltas e licenças como também os Jardins I, II e III.

Também foram tiradas dúvidas sobre o contrato com a empresa Ideal, que presta manutenção preventiva e corretiva das escolas do município.

CRECHES MUNICIPAIS️

O número de crianças atendidas nas creches municipais atualmente é de 1.799 crianças. Na fila de espera, são 302 crianças, número que deve ser reduzido conforme o processo de chamada das 70 crianças em fase de entrevistas.

Importante destacar que a Lei nº 2.160, de 02/09/2019, cujo projeto foi de autoria do atual presidente da Câmara, o vereador Jota Júnior, dispõe que a Prefeitura deve manter atualizado no site oficial a lista de espera por vagas nas creches da rede municipal

EJA

A prefeitura atende o EJA Municipal, do 1° ao 5° ano (Ciclo I), no período noturno na escola Victória Cômodo Raymundo Fernandes, e auxilia o estado disponibilizando cinco salas para atender o EJA Estadual do município.

O secretário enfatizou que, se houver demanda de, no mínimo 10 alunos nos bairros mais afastados, há a possibilidade de abrir uma sala na escola do bairro e deslocar um professor para atender o ciclo I, para maior comodidade dos munícipes.

 

!-->