Itupeva comemora 57 anos de emancipação político-administrativa



A sua rica história tem origem de 1953, quando o então bairro de Itupeva tornou-se Distrito de Paz do município de Jundiaí. Alguns anos depois, especificamente em 1957, foram instalados o Distrito e o Cartório de Registro Civil e Anexos.

Dez anos se passaram desde 1953, e as lideranças de Itupeva iniciaram o movimento, com propósito de obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população.

Neste mesmo período, foi formada a Comissão de Emancipação, incumbida de preparar toda documentação necessária para justificar o Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em 1963, foi realizado o plebiscito, com vitória esmagadora pela emancipação, com mais de 90% da vontade popular. Desta maneira, estava selado o desligamento do Distrito de Itupeva do município de Jundiaí e, finalmente em 31 de dezembro de 1963, pela Lei Estadual 8.050, Itupeva ganhou a condição de município, cuja instalação oficial ocorreu em 21 de março de 1965.

Atualidade

Com população estimada em 64.330 pessoas, conforme o IBGE de 2021, o município conta com território de 200.816 km² e está em pleno desenvolvimento.

Localizada a aproximadamente 70 km da Capital Paulista, Itupeva está entre as duas maiores regiões Metropolitanas do estado (São Paulo e Campinas) e integra a Região Metropolitana de Jundiaí, sendo considerada a ‘Melhor Esquina do Brasil’.

“Nos últimos anos, Itupeva tem atraído novas e importantes empresas, gerando mais empregos e renda para a população. Além de investimentos impactantes na área do turismo, sobretudo com a implantação do Distrito Turístico Serra Azul, que é um marco histórico para a cidade e também para a região”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

O chefe do Executivo Municipal também destacou sua emoção ao presenciar mais um aniversário de emancipação de Itupeva, cidade da qual é filho. “Gerir Itupeva é um privilégio, mas também um desafio que assumi com muita responsabilidade. Neste período que ocupo a chefia do Executivo Municipal, a conquista mais celebrada foi a retomada da credibilidade da Prefeitura. Afinal, com muito trabalho, estabelecendo parcerias e criatividade, Itupeva está no rumo certo do desenvolvimento e do progresso, possibilitando uma vida melhor para a população. Parabenizo a cidade que tanto amo, aqueles que nasceram e também aqueles que a escolheram como seu lar”, afirmou o prefeito.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia também