Escolas de Itupeva ganham pintura lúdica que educa, ensina e diverte alunos da Rede Municipal

 Pais e responsáveis que frequentam as escolas da Rede Municipal de Ensino já devem ter percebido que há um tempo as escolas ganharam cores diferentes.

É que a Secretaria de Educação colocou em prática o Projeto de Pintura Lúdica. O objetivo é a revitalização dos ambientes educacionais, para que fiquem mais acolhedores, alegres e divertidos.

O secretário da pasta, Fábio José de Andrade comenta sobre os conceitos do projeto. “Com esse tipo de novidade trabalhamos a socialização, o desenvolvimento motor e as vivências culturais”, disse ele.

Com tintas e cores, que dão um novo visual para a escolas, são trabalhadas as brincadeiras tradicionais da Cultura Popular Brasileira, que dão mais coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, noção espaço-temporal, habilidades motoras como andar, correr e saltar, além de noções de matemática.

O projeto teve início no ano de 2021 com a professora Vivian Salles, que desenvolveu o trabalho na EMEI Nilma Ernesta C. Tartalha e EMEFEI José de Oliveira. Agora no ano de 2022 a EMEI Monteiro Lobato, que atende crianças de 3 a 6 anos do Ensino Infantil, também já iniciou o processo de revitalização e receberá novas pinturas.

“Desenvolver este projeto, vem sendo extremamente gratificante para mim. São pinturas simples, mas que fazem a diferença onde foram pintadas. Sempre faço pensando nas crianças, na alegria delas, e na importância do desenvolvimento motor para a vida delas”, comentou Vivian.

O artista plástico e servidor público no cargo de pintor, Luiz Viana, detalhou a importância desta iniciativa da Prefeitura de Itupeva, por intermédio da Secretaria de Educação, que tem proporcionado aos alunos - através da pintura das escolas – acesso à cultura, filosofia, psicologia e, principalmente, a arte. “É um presente para mim ter esse privilégio e, através da pintura, estar contando a história da Tarsila da Amaral nas escolas de Itupeva, valorizando a cultura, a filosofia, a psicologia e, principalmente, a arte”, disse. 

FOTO - PROJETO DE PINTURA LÚDICA (5)Aluna se diverte em unidade escolar, que ganhou nova pintura em Itupeva

FOTO - PROJETO DE PINTURA LÚDICA (3)Luiz Viana destacou que atuar no Projeto de Pintura Lúdica é um privilégio