Pesquisar

Os cachorros conseguem ver cor? Ou enxergam em preto e branco? Saiba a resposa


Durante anos ouvimos que os cães só enxergavam em preto e branco. A ideia de que nossos melhores amigos não conseguem ver as cores começou nos anos 30, mas com o avanço da ciência essa afirmação foi desmistificada.
Originalmente, pensava-se que os globos oculares dos cães não tinham cones. Essa pequena estrutura é o que permite que humanos e primatas identifiquem certas colorações. Mas a pesquisa anatômica descobriu que eles têm essa estrutura, só que em vez de ter três cones iguais aos humanos, eles têm apenas dois tipos.
A resposta rápida é que os cães podem ver cores, eles simplesmente não são iguais a nós. É que, de acordo com um estudo publicado no Proceedings of the Royal Society B, esses tipos de sinais de cores não são tão importantes para os cães quanto são para nós.
Eles não precisam identificar as cores da carne para saber seu estado de conservação, é que na ausência desses tipos de sinais, outros sentidos como olfato e audição foram extraordinariamente desenvolvidos.

Que cores eles podem ver?

Como possuem apenas dois tipos de cones, há um grupo de cores que se perdem. Especificamente os tons de vermelho e verde. Poderíamos dizer que eles veem cores semelhantes às que uma pessoa com deuteranopia pode ver.
De acordo com o site Dog Vision, essa seria aproximadamente a escala de cores que os cães possuem:
!-->