Especialistas em saúde, nutrição e fitness dão 9 dicas para levar uma vida mais saudável em 2022



2022 começou e com ele novas metas, promessas e superstições para o ano novo chegam também. Não há mal algum buscar por recomeços e traçar novos objetivos. Para te ajudar na missão, nosso time de especialistas em saúde, nutrição e fitness deram algumas dicas valiosas para não procrastinar e alcançar hábitos mais saudáveis nesse ano que se inicia.


1. Comece por pequenos hábitos diários


De acordo com o médico atuante em endocrinologia, Dr. Yago Fernandes (@yagofernandes.dr), pequenos hábitos diários fazem a diferença, como por exemplo, tirar o açúcar do café, afinal, você não precisa de ínicios de ciclos, como janeiro ou segundas para decidir mudar. Faça no momento em que tiver disposto.


2. Tome shots matinais


Segundo a médica atuante em nutrologia e medicina integrativa, Dra. Roberta Genaro (@drarobertagenaro), não há nada melhor do que acordar com disposição e energia para enfrentar os desafios da rotina. O shot matinal de limão espremido antes do café da manhã estimula a produção do suco gástrico, ajuda no processo de alcalinização do sangue, além de aumentar a saciedade.


3. Reduza o consumo de álcool


O médico do esporte e endocrinologista, Dr. Guilherme Renke (@endocrinorenke) ressalta que em apenas uma semana sem consumir álcool, o corpo já dá os primeiros sinais de recuperação. Você tem mais energia para realizar atividades básicas, menos retenção de líquido e uma melhora considerável do sono. Além disso, a longo prazo, há mais equilíbrio emocional, com menos alterações de humor e condutas antissociais.


4. Tenha atenção a higiene íntima


Para a ginecologista carioca Dra. Camila Ramos (@dracamilaramos), é fundamental manter a área vaginal limpa, apenas com água e sabão neutros sem cheiro, além de enxaguar bem. Além disso, depois de usar o banheiro, limpe da frente para trás para evitar espalhar leveduras ou bactérias de seu ânus para a vagina ou trato urinário. As roupas íntimas também merecem atenção: opte por aquelas que ajudem a manter a área genital seca e não retenha o calor e a umidade.


5. Invista em óleos vegetais para o corpo e cabelo!


De acordo com a dermatologista natural carioca, Dra. Luiza Archer (@draluizaarcher), os óleos vegetais possuem diverdas funções que variam de acordo com o óleo, por exemplo, podem ter potencial emolinete (argan, côco), antioxidante (semente de uva, girassol, chia), cicatrizante (rosa mosqueta, gergelim), clareador (semente de abóbora, rosa mosqueta), anti-inflamatório (copaíba, pracaxi), e calmante (amêndoa doce, calêndula). Para amenizar o frizz capilar, os óleos vegetais de argan ou semente de uva, lembrando de não aplicar próximo ao couro cabeludo, para não deixá-lo oleoso. Às vezes, até recomendo o uso de alguns óleos vegetais no couro cabeludo, mas apenas em casos muito específicos. Para o rosto, com uma proposta antioxidante, calmante e para prevenção do envelhecimento precoce, os mais recomendados são jojoba, rosa mosqueta, semente de uva ou girassol. Para o corpo, que geralmente apresenta uma pele mais seca e danificada, é indicado principalmente côco, pracaxi, amêndoa doce ou calêndula.


6. Os cabelos também merecem cuidado especial


Segundo o médico especialista em transplante capilar e tricologia Dr. Ronaldo Borges (@drronaldoborges), quando lavar os cabelos, evite água muito quente pois ela aumenta a oleosidade favorecendo a calvície, bem como tente minimizar o uso do secador e chapinha muito quentes. É de grande importância rastrear suas taxas de ferro, hormonais e de vitaminas regularmente, além de comer alimentos ricos em ômega 3 e proteínas , evitar o glúten , tabagismo e álcool.


7. Se mexa e pratique exercícios físicos!


Para o personal trainer e professor Matheus Vianna (@semtreinonaoda), o exercício físico é muito mais que 3 por 10. Dentre os benefícios de uma prática regular, ele ajuda a reduzir o estresse, melhora a qualidade do sono e muito mais do que apenas ganhar músculos ou ficar sarado, afinal, estabelecer 20 minutos por dia também é treinar. O mais importante do que 60 minutos de treino é começar, tornar o exercício físico parte da sua rotina, hábito para melhor a aderência as atividades e assim conseguir aumentar a intensidade.


8. Opte sempre por alimentos de verdade e não deixe de se hidratar


De acordo com Luna Azevedo (@lunanutri), nutricionista e incentivadora da alimentação plant-based, acrescentar diariamente alimentos de verdade, como legumes, frutas e iguarias ricas em fibras, faz com que a qualidade de vida melhore, além de dar mais estímulo, energia e saúde. A profissional também ressalta que é fundamental beber, pelo menos, 2 litros de água por dia para se manter hidratado. Caso não tenha o costume, vá acrescentando aos poucos.


9. Não esqueça o protetor solar


Segundo o médico atuante em dermatologia Dr. Misael do Nascimento (@dr.donascimento), não só no verão, mas passar o protetor solar regularmente melhora a qualidade da pele e evita uma série de problemas. O médico recomenda FPS mínimo de 30 para ser replicado na pele seca a cada 2h em caso de exposição solar intensa ou após mergulho ou sudorese excessiva. 

Postar um comentário

0 Comentários