Pesquisar

Com equipes e força-tarefa, Prefeitura de Itupeva presta atendimento à população

Compartilhe!



Fortes chuvas atingiram o município de Itupeva entre a madrugada e a manhã deste domingo (30). De forma rápida e eficiente a Prefeitura de Itupeva reuniu as equipes das secretarias em um trabalho integrado.

O prefeito Marcão Marchi esteve durante todo o dia acompanhando os trabalhos. “Foi um dia muito triste. Percorri o município e pude ver de perto o estrago que a grande quantidade de chuva fez em nossa cidade. Choveu o equivalente há 15 dias em pouco menos de 12 horas”, disse o prefeito Marcão.

Servidores de todas as secretarias se mobilizaram para prestar atendimento à população e, também, acolher os desabrigados. A Prefeitura definiu o Ginásio de Esportes Dorival Raymundo, na rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 160, no Jardim São Vicente, como local base para os atendimentos as vítimas da chuva.

No local, as equipes das secretarias atenderam casos de urgência e emergência. A estrutura foi montada com apoio de ambulâncias, vans, caminhonetes, base de atendimento à saúde, com a presença de enfermeiros, técnicos e todo suporte da saúde.

Além disso, a Prefeitura ofereceu alimentação para as famílias no Ginásio Dorival Raymundo e entregou kits de limpeza e refeições, no almoço e na janta, nas residências dos bairros mais atingidos.

O deslocamento das primeiras famílias até o Ginásio de Esportes foi feito pelas equipes de transporte da Saúde e Desenvolvimento Social, que atuaram em conjunto na operação. Ao longo do dia, quatro famílias permaneceram no espaço e à noite, foram realocadas em um hotel.

O morador do bairro Monte Serrat, Vanderson da Paixão Conceição, de 32 anos, esteve com sua família – esposa e três filhas – no Ginásio de Esportes. Ele explicou que reside na localidade há 3 anos e nunca havia presenciado uma chuva tão forte como ocorreu desta vez. “Tudo foi muito rápido. Por volta das 2 horas da manhã, fui avisado por uma vizinha que a água já estava subindo e logo atingiu o telhado da minha casa”, conta.

Vanderson explicou que o acolhimento da Prefeitura foi muito útil. “Essa iniciativa da Prefeitura está ajudando bastante, principalmente com a questão da refeição da minha família. Nós saímos de casa com a roupa do corpo”, disse.

Entrega de refeições e kits de limpeza*

Também ao longo do dia refeições e kits de limpeza foram entregues para moradores de bairros afetados pelas enchentes.

Ana Maria Muraro, que reside há 25 anos no Jardim Samambaia, disse que há um tempo não via uma chuva como essa. “Há cerca de 5 anos que não acontecia uma enchente igual essa. Graças a Deus a comida chegou em uma boa hora, já que não tinha como fazer almoço, pois estamos limpando a casa”, disse ela.

Clayton Freitas de Arruda, de 21 anos, morador do Jardim Alegria recebeu um kit de limpeza e agradeceu a iniciativa. “Eu resido bem em frente ao rio, as chuvas que atingiram essa região foram fortes, não tinha vivenciado algo parecido com o que aconteceu nesta madrugada, a água atingiu cerca de 80 cm dentro da minha residência, este kit será importante para higienizar minha casa”, descreveu.

Índice Pluviométrico

O assessor de Defesa Civil de Itupeva, Jonas Furlan, afirmou que nas últimas 12 horas foram registrados 155 mm de chuva. “Essa quantia era esperada para o prazo de 15 dias. Portanto, foi uma quantidade muito acima”, descreveu.

A Defesa Civil segue atuando pelas ruas da cidade realizando atendimento aos moradores, prestando assistência às famílias.

Serviços

Em caso de emergência entre em contato com:
Corpo de Bombeiros (193)
Serviço de Urgência e Emergência Hospitalar (192)
Guarda Civil Municipal (153)
Ouvidoria Municipal (156)

Postar um comentário

0 Comentários

Notícias Relacionadas