Sabesp conta com colaboração da população de Itupeva para uso consciente da água



Apesar das chuvas que atingem o município, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto em Itupeva, pede a colaboração da população no uso consciente da água.

A orientação é que sejam evitados desperdícios como a lavagem de veículos, calçadas e banho com tempo excessivo e troca dos volumes das piscinas. É necessário que cada um faça a sua parte e adote o uso adequado da água. Segundo a empresa, pequenas mudanças de hábitos terão grande efeito coletivo.

A Companhia está trabalhando em diversas ações para enfrentar este momento, como a instalação de captações alternativas e perfuração de poços complementares.

Além desse trabalho, a Sabesp faz permanentemente ações de combate a perdas e controle de vazamentos em todas as cidades onde opera. Para superar esse período de estiagem, no entanto, a colaboração dos moradores é fundamental ao adotar ou intensificar hábitos simples que reduzem o consumo da água.

Algumas dicas de como economizar:

- Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

- Feche a torneira enquanto escova os dentes.

- Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

- Não use água corrente para descongelar alimentos.

- Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.