Mulher perde casa após boca de lava de vulcão surgir na porta



O surgimento de um novo ponto de emissão de lava, 800 metros ao Sul da área principal, surpreendeu os cientistas na última semana. A fissura expelindo magma percorreu um caminho destrutivo sobre uma área antes não afetada no Bairro de Las Manchas, em Las Palmas. A nova boca do vulcão Cumbre Vieja abriu o chão na porta de uma casa coberta de cinzas. A imagem foi capturada em vídeo por um drone e foi compartilhada no perfil do YouTube da Câmara Municipal de El Paso. A fissura continha uma lava muito fluida, quente e possivelmente mais profunda. A lava avançou em alta velocidade a cerca de 600 metros por hora para a área ao Sul da Sierra del Cogote que protegia o núcleo urbano de El Corazoncillo.

A casa da imagem foi posteriormente destruída pelo rio de lava, que arrastou a residência situada dentro da zona de exclusão. A dona da moradia, de nome Amanda, morava no local antes da erupção com o companheiro e os filhos.



A casa, assim como o cemitério de Las Manchas que também foi destruído, foi quase um símbolo de resistência nos dois meses de erupção. Amanda conta a dor e angústia que sentiu ao ver como aquela boca na base abriu a porta de sua casa. “A boca do vulcão surgiu na frente da casa, mas não sei em que estado está. Nos vídeos, via-se fumaça por cima e até por dentro”, explica.

Amanda, seu companheiro, seu bebê e um filho de 3 anos viviam há sete anos onde hoje só existe um mar de lava e enorme quantidade de cinzas emitidas pelo vulcão Cumbre Vieja. “Eles nunca nos deixaram ir buscar nada”, disse.


Leia matéria completa em - https://metsul.com/boca-de-lava-do-vulcao-se-abre-na-porta-de-uma-casa-em-la-palma/ .

Postar um comentário

0 Comentários