Pesquisar

Prefeitura de Itupeva oferece programa gratuito para quem quer parar de fumar



Reuniões são no Centro de Atenção Psicossocial com acompanhamento de especialistas

A Prefeitura de Itupeva, por intermédio da Secretaria de Saúde, voltou a oferecer o programa antitabagismo, que havia parado por conta da pandemia de Coronavírus. As reuniões são no Centro de Atenção Psicossocial de Itupeva com, no máximo, seis participantes. O grupo para 2022 já começou a ser montado.

O programa apresenta índice de sucesso na casa de 75%. “Nós temos um acompanhamento intersetorial dos casos e encaminhamos os pacientes para outros setores, se necessário. Retomamos as atividades há pouco tempo, e com número reduzido de pessoas. Este ano é o oitavo grupo que iniciamos. Ressalto que não é preciso encaminhamento médico, já que o programa é de livre demanda”, explicou Francismari Barbin, psicóloga.

O programa é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e conta com quatro encontros iniciais, em que os participantes são incentivados a praticar novos hábitos alimentares, prestar atenção à saúde emocional e também aos males da vida moderna.

“O objetivo do programa é reduzir o número de fumantes no município e, também, os danos consequentes relacionados ao consumo de derivados no tabaco, priorizando o tratamento do fumante como estratégia fundamental no controle do tabagismo“, destacou Kauê Chinarelli, Gestor Municipal do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

O tratamento do tabagismo é baseado na abordagem feita por um psicólogo devidamente capacitado, em conjunto com a clínica Aline G Almeida, com o uso de medicamentos que tem como objetivo minimizar os sintomas da síndrome de abstinência e facilitar a abordagem do tabagista.

Interessados devem procurar o CAPS, na rua João Sábio Gonçalves, 300, no Jardim Ana Luiza. Para mais informações, o telefone de contato é o (11) 4496-1322.

 
!-->