Pesquisar

Com aprovação da Alesp, Itupeva passa a compor Região Metropolitana de Jundiaí


 

Foi aprovado nesta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Projeto de Lei Complementar (36/2021) que cria a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), composta por sete municípios. Agora, a proposta segue para sanção do Executivo e vai passar a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado.

O projeto do governo chegou à Alesp em 14 de outubro e, por tramitar em regime de urgência, passou por apenas três dias de pauta. Depois, foi distribuído às comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP); e de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM), que deram aval à iniciativa.

A nova região metropolitana paulista, com aproximadamente 800 mil habitantes, continuará sendo composta pelos municípios do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ): Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Havia a possibilidade da inclusão de Itatiba, mas acabou não se confirmando.

Com a aprovação do projeto, os municípios passaram a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional, na aplicação de políticas públicas para todas as cidades e facilitação da captação de recursos para investimentos nas áreas de Saúde, Transporte, Habitação, Segurança, entre outras.

A principal atividade econômica da região é o setor industrial, mas também se destaca no setor de logística de distribuição, devido a sua localização, que permite fácil acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I.

Além de infraestrutura viária, a região oferece um trabalho intensivo com o meio ambiente através de legislações de proteção, política comum de sustentabilidade e qualidade de vida. Outro ponto considerável é o crescimento do turismo.

Marcão Marchi afirmou que a iniciativa é extremamente importante. “Nossa região é privilegiada e as gestões dos municípios são unidas. Com certeza essa aprovação trará benefícios para a nossa cidade e, diretamente, para a nossa população”, destacou o prefeito de Itupeva.

!-->