Ciclone bomba provoca ondas do tamanho de um prédio de sete andares - Itupeva Agora

Agora

11/25/2021

Ciclone bomba provoca ondas do tamanho de um prédio de sete andares



De acordo com informações da Metsul, o ciclone bomba que atingiu a costa do Oeste dos Estados Unidos no final de outubro trouxe não apenas chuva recorde, inundações e vento forte. Dados de monitoramento marítimo agora revelados mostram que o ciclone extratropical provocou ondas gigantescas na costa e, inclusive, recordes em alguns pontos de monitoramento. Conforme apurou o Los Angeles Times, alturas de pico de ondas individuais de até 18 metros foram medidas de Washington à Califórnia, apontam dados divulgados por pesquisadores do Scripps Institution of Oceanography de San Diego.

Conforme apurou o Los Angeles Times, alturas de pico de ondas individuais de até 18 metros foram medidas de Washington à Califórnia, apontam dados divulgados por pesquisadores do Scripps Institution of Oceanography de San Diego

O profundo sistema de baixa pressão que gerou essas ondas historicamente grandes e poderosas estava atuando junto à costa de Washington, no litoral Noroeste do Pacífico. Foi parte de uma série de tempestades e rios atmosféricos que atingiram a Costa Oeste dos Estados Unidos entre 19 a 24 de outubro.

A tempestade que gerou as ondas imensas passou pelo que se chama de intensificação explosiva ou ciclogênese de bomba, o que significa que sua pressão central caiu pelo menos 24 hPa em 24 horas. Quanto menor a pressão atmosférica, mais intensa é a tempestade. Este foi o segundo ciclone bomba a se formar no setor Leste do Oceano Pacífico em poucos dias no fim de outubro.

Quando sua pressão central caiu para 942,5 milibares na manhã de domingo, 24 de outubro, estabeleceu um recorde de intensidade para um ciclone extratropical na costa Oeste dos Estados Unidos e foi equivalente a um furacão de categoria 4 fosse no Atlântico.

Fonte: https://metsul.com/ciclone-bomba-trouxe-ondas-recordes-de-ate-20-metros-na-costa-dos-estados-unidos/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas