Pesquisar

Alunos dos 5º anos das Emefeis de Itupeva fazem prova para avaliar qualidade do ensino

Compartilhe!


Os alunos dos 5º anos das Emefeis Fazenda Pinheiros, Tarsila do Amaral, Fazenda Calixto, Catharina Reinholz Sabó, Bairro da Mina, Cássio Bussab e Jacob Victor Levis fizeram, na tarde desta segunda-feira (22), a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorre a cada dois anos. Estudantes das demais escolas vão fazer a prova no decorrer do mês.

Desde 2019, a prova avalia alunos dos 5º anos da educação infantil, 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio das escolas da rede pública de ensino e em uma parte da rede privada de todo o país.

A avaliação é feita através de questionários e questões objetivas de Língua Portuguesa e de Matemática, e tem o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes nas escolas. A partir dos resultados das provas, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, que são apuradas pelo Censo Escolar, é gerado o Ideb (Índice de Desempenho da Educação Básica).

“É muito importante os alunos fazerem essa prova agora, nesse período pandêmico, para que a gente consiga ver o nível de alfabetização. Isso contribui para que a gente possa avaliar em que situação está o nível de aprendizado e dificuldade deles”, disse a diretora da unidade, Solange Lincoln do Amaral.

“Itupeva participa mais uma vez da avaliação externa do Saeb, que permite que as escolas e as redes municipais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências científicas”, afirmou o secretário da Educação, Fábio José Andrade.

Postar um comentário

0 Comentários

Notícias Relacionadas