Senado analisa PEC prevê três candidatos para o segundo turno das eleições presidenciais

 



Está em análise no Senado Federal  a PEC 29/2021, que altera o artigo 77 da Constituição Federal para determinar que os três candidatos mais votados no primeiro turno concorram ao segundo turno das eleições presidenciais. O autor do projeto é o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).


“ A possibilidade de que no segundo turno das eleições tenhamos como opção ao eleitorado os três candidatos mais votados e não apenas dois. Basicamente teríamos um candidato de direita, um candidato de esquerda e um candidato social-democrata, candidato de centro. Acho que isso é uma ideia pra ser discutida, é uma ideia interessante”, disse  o senador Oriovisto Guimarães, autor do projeto. 


A proposta altera o artigo 77 para determinar que os três candidatos mais votados no primeiro turno concorram ao segundo turno das eleições para a presidência da república caso nenhum deles alcance maioria absoluta na primeira votação.


O senador destacou que outra motivação para apresentar a proposta é a grande quantidade de votos nulos dados pelos cidadãos nas últimas eleições. A proposta aguarda análise no Senado. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da rádio Senado, Isabel Dourado.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!