Qual a melhor forma de obter um empréstimo?



Fonte: Freepik

Para algumas pessoas, a única alternativa quando se está endividado é fazer a solicitação de um empréstimo pessoal. 

Fatores como ser demitido ou ter um gasto emergencial alto, podem corroborar para também pedir dinheiro emprestado. Porém, é preciso saber onde, como e qual é a melhor forma de obter um crédito, para não piorar a dívida. 

É importante frisar que o empréstimo pessoal deve ser sempre a última escolha. Seu uso deve limitar-se a emergências ou na troca de uma dívida cara por uma mais barata. Mesmo que às vezes pareça tentador, pegar um empréstimo para fazer uma viagem ou gastar com compras supérfluas, deve ser repensado.

 Pensando em todas as dúvidas de qual é a melhor forma de obter um empréstimo pessoal, online ou de outra modalidade, elaboramos esse artigo com dicas. Então, se você quer saber mais como se endividar sem que isso vire uma dor de cabeça, basta continuar lendo!

Empréstimo comum e empréstimo online: qual a diferença?

Não existem grandes diferenças entre o empréstimo online para o comum. Para facilitar, poderíamos compará-lo com o empréstimo pessoal e com características bem parecidas aos outros tipos, como, por exemplo, o contratante fazer análise de crédito do cliente e a existência de taxas juros nas mensalidades.

No entanto, você faz toda contratação sem sair de casa, usando apenas o seu computador ou celular. O dinheiro será disponibilizado, após o aceite da análise cadastral, 48h em sua conta corrente.  

As taxas de juros costumam ser bem transparentes, já que você consegue simular antecipadamente o empréstimo online que mais se encaixa no seu perfil. Podemos destacar, também, a segurança de não precisar se deslocar.

Quais as principais modalidades de empréstimo disponíveis?

Existem inúmeras modalidades de empréstimo online disponíveis, mas destacaremos a seguintes:

Empréstimo pessoal

Você pode solicitar o empréstimo pessoal em qualquer tipo de instituição financeira. Não existe o pré-requisito necessário de oferecer alguma garantia para quitação. Porém, é necessário seguir as políticas da organização, já que estará sujeito à análise do crédito para conseguir aprovação.

As taxas de juros costumam ser bem mais altas nessa modalidade já que não há uma “garantia” certa de pagamento do empréstimo.  

Empréstimo com garantia

Conhecido também como refinanciamento de bens, aqui você tem a opção de optar por colocar seu imóvel ou seu veículo como garantia da quitação do empréstimo. 

A grande vantagem do empréstimo com garantia é que as taxas de juros são mais baixas já que o risco praticamente zero de a instituição não receber o dinheiro.

Empréstimo consignado

Uma das grandes vantagens do empréstimo consignado é ele ser descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício do tomador do crédito. A liberação costuma ser bem rápida por conta da garantia de que o pagamento sairá de um salário ou do INSS. 

Os juros são extremamente baixos, já que a instituição financeira tem segurança que ao emprestar o dinheiro não sofrerá com calote.

Cheque especial

É uma linha de crédito pré-aprovada que a instituição financeira disponibiliza desde a abertura da sua conta corrente, mesmo sem a sua solicitação. O cheque especial não deixa de ser uma modalidade de empréstimo, embora o acesso não dependa de análises de crédito complexas.

Qual a melhor forma de obter um empréstimo?

Essa dúvida é muito comum: saber qual é a melhor forma de solicitar um empréstimo online. Para isso, dividimos em três dicas para ajudar! 

Avalie sua necessidade

Você realmente precisa do empréstimo? Lembre-se que você deverá arcar com juros e deverá economizar durante o tempo que você quitará o crédito. Procure refletir sobre o real motivo! Identifique qual é o seu verdadeiro objetivo ao pegar esse dinheiro. 

Afinal, qualquer gasto desnecessário como uma viagem, por exemplo, pode te colocar em um buraco ainda mais fundo. Porém, se for algo relacionado à saúde ou a empreender, vale a pena.

Compare opções disponíveis

Aproveite os avanços tecnológicos e as facilidades da internet, procurando pesquisar as mais diversas instituições financeiras que oferecem empréstimo online. 

Procure usar simuladores online, que você consegue saber as taxas de juros e outros valores embutidos, descobrindo assim, o crédito que mais se encaixa com o seu bolso!

Se planeje para quitar a dívida

Procure, antes de pensar em solicitar o empréstimo online, de você ter um planejamento solidificado para não ter problemas para quitar o crédito. Por isso, monte uma planilha e descubra mais sobre seus gastos mensais.

Para você obter um empréstimo é ideal ter, pelo menos, 30% da sua renda mensal disponível para poder quitar o crédito no prazo estipulado.

Mantenha suas finanças sempre organizadas

Seguindo todas as dicas acima e conhecendo as suas condições financeiras, é notável que pedir empréstimo online é mais fácil do que abrir uma conta corrente, por exemplo. Você concorda com a afirmação acima? Deixe seus comentários abaixo para sabermos mais!


Postar um comentário

0 Comentários