Moradores coletam comida em caminhão de lixo; imagens geram comoção

 Na porta de um supermercado no Bairro Cocó, área nobre de Fortaleza, um grupo de pessoas procura alimentos dentro de um caminhão de lixo.

A imagem gravada pelo motorista de aplicativo André Queiroz foi compartilhada nas redes sociais neste domingo (17). No vídeo, do dia 28 de setembro homens e mulheres coletam comida jogada fora por um comércio

De acordo com o g1, o vídeo foi registrado pelo motorista de aplicativo André Queiroz, no dia 28 de setembro, mas divulgada apenas no último domingo (17). Nas imagens, é possível ver homens e mulheres correndo em direção ao caminhão e pegando o que conseguiam de alimentos descartados no lixo.

“Pois é, muito triste. Existem cenas como essa sempre naquela região. Sempre vejo, mas não como essa daí. Por isso resolvi filmar. É bem impactante”, falou o motorista.

Ainda segundo o funcionário, a cena passou a ser mais rotineira depois da pandemia. Antes, algumas pessoas faziam buscas no local por materiais recicláveis, como papelão, caixas e plásticos.

"Eram catadores que procuravam material para ser reciclado. Hoje o que vemos aqui é gente atrás de se alimentar. Eles pegam tudo. Hortaliças, mortadela, pão vencido e também as frutas. Uma cena de cortar o coração", disse.

Uma dessas mulheres concedeu entrevista à TV Cidade Fortaleza. Identificada apenas como Jocasta, ela contou que a busca no lixo tornou-se a única saída para garantir a alimentação da família.“Estou passando necessidades, tenho três filhas e estou sem nada. Se eu não for para lá, a gente não come. Hoje eu já fui, já peguei essas tangerinas, de manhã, umas nove e pouco. 
Doze horas, eu peguei mais duas goiabas, fiz uma vitamina e dei para elas”, relatou. A mulher vive em uma residência de um quarto e um banheiro próxima à região onde o vídeo foi gravado. Ela contou que começou a procurar comida no lixo ainda jovem, aos 12 anos. “Hoje eu continuo nisso. Sou mãe, tenho que ir.”

Postar um comentário

0 Comentários