Pesquisar

Com grande participação, caminhada reforça importância da prevenção do câncer de mama


Uma manhã muito agradável no Parque da Cidade. Assim, a Prefeitura de Itupeva promoveu, neste sábado (23), a ‘Caminhada Conta Comigo – Outubro Rosa’, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, além de incentivar a prática esportiva. 

O evento gratuito e com inscrição prévia contou com todas as medidas preventivas do protocolo sanitário vigente e ótima adesão do público feminino. Por conta das restrições para evitar aglomerações, as participantes foram divididas em três grupos, com baterias às 8, 9 e 10 horas, com duração de 40 minutos cada.
A caminhada, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio das secretarias de Saúde e Esportes e Lazer, foi nas dependências do parque.
“Hoje estivemos aqui reunidos com as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Esportes e Lazer, para incentivar as mulheres a se cuidarem, considerando a questão de saúde, física e emocional, mas principalmente para chamar atenção para esse cuidado mais preventivo a respeito do câncer de mama e colo de útero”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social Aline Alves.
A secretária de Saúde Luciane Alves ressaltou que o evento de hoje foi extremamente importante. “Essa foi mais uma atividade do Outubro Rosa, numa parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Esportes e Lazer. Tudo o que se fala sobre saúde e cuidado da mulher tem nosso apoio e atenção. O Outubro Rosa é um movimento muito importante, em prol da prevenção do câncer de mama e colo de útero”, disse.
Já o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, salientou que o principal objetivo deste evento foi conscientizar a população como um todo. “A conscientização a respeito da questão da saúde e a prevenção da mulher sobre o câncer de mama e colo de útero foram temas centrais deste evento. Porém, essa doença também atinge os homens e, por isso, requer uma conscientização geral”, comentou.
Antes de cada bateria, orientados pelos educadores físicos da Secretaria de Esportes, Diego Parra, Lucas Arruda, Renata Parra e Valdir Chamba, as participantes fizeram aquecimento e foram acompanhadas durante a caminhada, recebendo recomendações sobre alongamento no final do percurso.
Quem prestigiou a ‘Caminhada Conta Comigo – Outubro Rosa’, no Parque da Cidade, foi Valquíria Cristina Almeida Mantovani, que prática corrida e mountain bike. “Eu achei muito bacana este evento, que incentivou o esporte e reforçou a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama”, resumiu.
A moradora do bairro Terra Brasilis, Maria das Graças, aprovou a iniciativa. “Achei muito importante esse evento, que demonstrou preocupação com a saúde da mulher e considerei positiva essa divulgação por parte da Prefeitura, além da participação das mulheres que apoiaram a causa e trabalharam o bem-estar físico, através da caminhada”, opinou. Durante o evento as participantes receberam kit com squeeze, sabonete, hidratante e pulseira de contas, que representa uma consciência maior sobre o câncer de mama. Saiba mais - Diversas empresas apoiaram a ‘Caminhada Conta Comigo – Outubro Rosa’, dentre elas a Petroperfil, o Covabra Supermercados, o Instituto Avon e a Natura & Co. Além disso, o evento contou com atuação dos agentes de Trânsito, socorristas e o Canil da Guarda Civil Municipal, com a presença da cadelinha Panqueca. Quem também prestigiou o evento foi a vereadora Eliana Borges, a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Claudyana Pereira, Ana Cristina (do Grupo Mulheres do Brasil – Jundiaí) e a miss Brasil Ibero América, Bella Nutti.
!-->