Pesquisar

Assembleia das Crianças reforça a importância dos cuidados na Primeira Infância



A Prefeitura de Itupeva promoveu neste sábado (16), no Cine Teatro Municipal Aluízio Rebello de Araújo, a Assembleia das Crianças, uma iniciativa organizada pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além do Comitê Municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

O evento debateu a importância da promoção da saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência, além de enfatizar a importância da redução da mortalidade infantil, apontando o compromisso de se oferecer qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento da criança – de 0 a 6 anos - em todo o seu potencial com uma educação de qualidade.

A Assembleia foi mediada por Graciela Araujo de Moraes, membro da Comissão do Plano pela Primeira Infância e a mesa diretiva contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Governo Alexandre Mustafa; do vereador César Farali, que representou o Poder Legislativo; dos secretários municipais Aline Alves (Desenvolvimento Social), Fábio José de Andrade (Educação) e Luciane Alves da Cunha (Saúde), bem como a articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Rosângela Veronezze.

“É uma responsabilidade muito grande estar nesse evento representando o prefeito Marcão Marchi. Temos muitos compromissos e dividimos nossas tarefas, mas onde está o Marcão ou Mustafa está a gestão da Prefeitura de Itupeva. Este evento não é somente um marco, ele representa o que está contido neste projeto maravilhoso, que Itupeva é pioneira. Nós seremos o primeiro município da região a ter um ‘Plano Municipal da Primeira Infância’. Assuntos que envolvem as crianças sempre serão de extrema importância,”, comentou Alexandre Mustafa.

“A Primeira Infância entende a criança como pessoa única, cidadã, com todos os seus direitos reservados. A metodologia usada para a criação do plano foi a escuta, dar vez e voz às crianças. Ouvimos também os profissionais que cuidam dessas crianças, os educadores infantis. Este vem sendo um trabalho maravilhoso e participativo em prol das nossas crianças”, afirmou Rosângela Veronezze.

Plano Municipal da Primeira Infância

Com a nomeação da Comissão do Plano Municipal para a Primeira Infância, instituído pela Portaria nº 6.296, de 12 de julho de 2021, a Prefeitura de Itupeva, através das equipes de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, entende a criança como pessoa singular, inteira, cidadã, com todos os direitos em sua integralidade, garantindo o desenvolvimento em sua totalidade.

Partindo deste princípio, as equipes estão mobilizando a sociedade para elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância, a fim de garantir os direitos de formar cidadãos capacitados para enfrentar as dificuldades da vida e o sucesso também.

Para os secretários municipais envolvidos diretamente nesta ação, a iniciativa promovida neste sábado valoriza o diálogo entre as crianças, que externaram suas expectativas em forma de desenhos ou pequenos textos, demonstrando o que é prioridade para elas e a corresponsabilidade entre o governo, a sociedade e a família na promoção de seus direitos garantidos na Constituição Federal e reforçada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Quando as crianças opinaram do que gostam na cidade e do que não gostam, elas observaram coisas que nós adultos não conseguimos enxergar. É importante a participação da criança no olhar da cidade, porque a cidade é dela. Ela vive aqui, nós não podemos entender as crianças como o futuro, elas também são o presente”, destacou Fábio José de Andrade.

“Para desenvolvermos ações como essa foi necessário pensar em todos, porém, para pensar em todos, a gente precisa pensar nas crianças, e a palavra que colocamos nessa ação é que a democracia também se faz com as crianças, porque geralmente quando pensamos em fazer algo, escutamos os adultos. Como vamos planejar algo para as crianças sem saber o pensamento delas?”, questionou Aline Alves.

“Além de escutarmos hoje as crianças, esta ação mostra o trabalho na estrutura básica de formação de um ser humano, pensando no segmento da interação, da saúde e do social, três segmentos importantes para a formação do indivíduo”, ressaltou Luciane Alves da Cunha.

Saiba mais - Também prestigiaram o evento os vereadores Ana Paula Marciano, Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsia) e Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão).

!-->