Mais de 100 casas já foram destruídas por vulcão nas Ilhas Canarias

 


A erupção do Vulcão Cumbre Vieja criou um rio de lava que já destruiu ao menos 100 casas na ilha de La Palma.  Segundo o Governo, ao menos 10 mil pessoas eram evacuadas do local no qual moram por segurança.

As autoridades já haviam começado a evacuar moradores doentes e alguns animais de fazendas das aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em uma encosta na área de Cabeza de Vaca.

A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) publicou uma nota técnica na sexta-feira sobre o risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão. No documento, a instituição afirmou que, apesar de existir um risco e de ele ser estudado desde 1999, a probabilidade de o fenômeno ocorrer é muito baixa.

Apesar de preocupante, apenas uma erupção explosiva, com desmoronamento de parte do vulcão, poderia ser capaz de afetar o Nordeste brasileiro. Caso haja uma erupção capaz de desestabilizar a estrutura rochosa do vulcão, causando um desmoronamento, essa queda iria gerar um movimento de massas d’água. Esse movimento criaria altas ondas, que atingiriam toda a costa do Atlântico. 

Segundo o pesquisador Saulo Vital, professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD), não existem estudos aprofundados com simulações numéricas sobre os impactos para a costa brasileira, então seria difícil especificar com clareza quais estados seriam afetados por um possível tsunami.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!