Ticker

6/recent/ticker-posts

Jacarés invadem pousada e se refugiam em piscina para escapar de incêndios e seca no Pantanal

 

HEIDEGER NASCIMENTO - CHALANA ESPERANÇA - Reprodução bbc news brasil

Uma pousada com mais de 25 anos de experiência, localizada no coração do Pantanal matogrossense, chamou a atenção por abrigar hóspedes inusitados: dois jacarés. A situação, no entanto, revela um grande problema da região, a devastação do Pantanal e as queimadas que eliminaram quase um terço de todo o bioma brasileiro e estão obrigando animais a procurarem refúgio para escapar do fogo e da estiagem extrema.





Os donos do estabelecimento revelaram, em reportagem da BBC News Brasil, que foi no ano passado que a situação começou, na mesma época. "Tivemos antas aparecendo nos nossos restaurantes, jaguatirica aparecendo na cozinha. Na piscina chegaram a cair búfalo, anta. Um veado morreu tentando beber água de lá", contaram.

"Muitos animais sequer conheciam o fogo, porque fazia muitos anos que não havia incêndio. Daí a defesa deles é subir nas árvores, correr; às vezes eles até correm para o lado errado - para o lado do incêndio - e morrem queimados. Vi coisas que nunca tinha visto antes. São coisas que a gente não esquece. Seca tudo ao redor, e o desespero deles (animais) é por água e alimentos", continuaram. 


O pousadeiro revelou que apesar de torcer para poder remover o mais breve possível os jacarés da piscina, também acredita que pode ser, no momento, a única chance de sobrevivência dos animais. Ele diz que os animais estão se alimentando de pequenos sapos que aparecem por ali, chegando a passar períodos sem comer. 

"Por enquanto, não vou cobrar a estadia deles", brinca. "Não vi a necessidade de tirar eles de lá, porque estão sobrevivendo".

Confira a matéria completa no site da BBC News Brasil

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!