Ticker

6/recent/ticker-posts

Campanha do ‘Setembro Amarelo’ aborda Prevenção ao Suicídio e à Automutilação



O mês de setembro é marcado mundialmente com ações de preservação da vida. Para isso, criou-se a campanha ‘Setembro Amarelo’. A Secretaria de Saúde prepara uma série de ações com o tema ‘Prevenção ao Suicídio e à Automutilação’.

A secretária de Saúde, Luciane Alves da Cunha, explica que o cenário de pandemia, com o isolamento social e o luto familiar, geraram grandes impactos na saúde mental. “Os prejuízos emocionais requerem um olhar com mais cuidado. Por isso, aproveitaremos a campanha do ‘Setembro Amarelo’ para alertar sobre o suicídio e a automutilação, que tem crescido entre os jovens”, disse ela.

No Brasil, o ‘Setembro Amarelo’ foi adotado oficialmente em 2015, em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com uma pesquisa do sistema Datasus, divulgada em novembro de 2020, no primeiro ano de pandemia a ansiedade esteve presente em 86,5 % dos 17.491 indivíduos ouvidos pelo Ministério da Saúde, seguido de estresse pós-traumático 45,5% e depressão grave 16%.

Em Itupeva as ações serão as seguintes:
- Iluminação dos pontos principais (Portal, Estátua do Peixe, Paço Municipal, Cristo e Fundo Social);
- Publicações nas redes sociais orientando à população onde procurar ajuda e também como identificar sinais
- Palestras nas salas de espera das Unidades de Saúde
- Árvore da Esperança com os servidores do Hospital Municipal, onde os colaboradores irão colocar mensagens de motivação e esperança
- Palestras com orientações e condutas com as agentes comunitárias de Saúde, profissionais das Unidades de Saúde e setor de ambulância
- Folders e cartazes sobre o assunto

Em breve o cronograma com o horário de palestras será divulgado.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!