Brasil pode ter tsunami nos próximos dias caso vulcão na Africa entre em erupção


 

Um vulcão adormecido desde o ano de 1971 nas Ilhas Canárias, no litoral da Africa, entrou em estado de alerta para uma possível erupção. Geólogos brasileiros e oceanógrafos estão atentos a situação já que uma erupção em outro continente  pode provocar uma tsunami que atingiria todo o litoral do Brasil, principalmente a costa do nordeste.

Segundo o governo das Canárias, o aumento significativo nos movimentos sísmicos em La Palma começaram no sábado, 11. O Metsul Meteorologia, na terça-feira passada foram mais de 100 tremores. O comitê Pevolca frisou que a atividade magmática tem "o maior valor observado nos últimos 30 anos".

Apesar de preocupante, apenas uma erupção explosiva, com desmoronamento de parte do vulcão, poderia ser capaz de afetar o Nordeste brasileiro. Caso haja uma erupção capaz de desestabilizar a estrutura rochosa do vulcão, causando um desmoronamento, essa queda iria gerar um movimento de massas d’água. Esse movimento criaria altas ondas, que atingiriam toda a costa do Atlântico. 
Segundo o pesquisador Saulo Vital, professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD), não existem estudos aprofundados com simulações numéricas sobre os impactos para a costa brasileira, então seria difícil especificar com clareza quais estados seriam afetados por um possível tsunami.
Porém, devido ao formato da costa brasileira, a proximidade do Nordeste com as Antilhas torna a região mais vulnerável, principalmente o litoral setentrional, formado por Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão. 

Segundo a Revista Exame, embora as chances de tsunamis na costa do país sejam raras, um fenômeno desse tipo já aconteceu por aqui. O perfil no Twitter da Rede Sismográfica Brasileira lembrou, numa postagem de 1º de novembro de 2020, quando um tsunami atingiu o litoral do Nordeste em 1755.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!